Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

23 setembro 2010

Jornada 5 – A lei do piorio Sportinguista


Quando Óscar Cardozo mandou calar os adeptos da Luz, no jogo contra o Hapoel de Tel Aviv, virei-me para a minha companhia feminina de origem lituana, que conheci numa viagem de negócios, e disse-lhe num lituano irrepreensível: este gajo precisa de cortar o cabelo. A conversa ficou por ali. A minha companheira levantou-se e foi buscar mais pistáchios, fruta seca que ambos muito apreciamos.

Alguns dias mais tarde, Óscar Cardozo aparece no relvado da Luz de cabelo curto para jogar contra o Sporting. O resultado está à vista: cinco ocasiões de golo cinco, duas delas lá dentro, vai buscá-las Patrício. Se me perguntais, caros leitores, se tal jogo redentor se ficou a dever à entrevista dada à Bola ou à reprimenda da Direcção, dir-vos-ei que se ficou a dever a ambas. Mas acrescento um dado de relevo: a redenção de Óscar Cardozo deveu-se sobretudo, ao facto de Tacuara ter ido ao barbeiro. Já dizia a escritora que não há coincidências. Muito menos no futebol. Repare-se igualmente que Roberto nunca mais abriu o aviário (apesar das ameaças) desde que deixou aquele miserável equipamento amarelo, uma versão actualizada do mesmíssimo jersey que fazia com que as exibições de Silvino Louro e Adelino Neno fossem dez vezes piores do que quando equipavam de verde berrante.

O Benfica-Sporting do passado domingo serviu para confirmar, uma vez mais, a velha máxima que nos diz que o Sporting é o sustento benfiquista do “pior é bem possível”. É um facto incontestável que sempre que o Benfica faz asneira, o Sporting consegue, com maior ou menor dificuldade, fazer uma borrada tão incontestavelmente pior capaz de lançar nas turvas águas do oblivião a bizarrice benfiquista. Chama-se a isto a “Lei do Piorio Sportinguista”. Pior arranque de campeonato de sempre, não ganhamos a ninguém? Ora aqui vai um banho de bola ao Sporting e dois a zero nas calmas. Roberto na baliza e Postiga no ataque? Roberto tem folha limpa e dá-se ao luxo de defender para a fotografia; Postiga mantém imensa coerência e fica em branco. Sete em Vigo, pior é impossível? Sporting-Bayern e vice versa: valeu a pena esperar. Contratações exorbitantemente caras? Thomas Skhuravi: um milhão de contos em 1996, quatro jogos, zero golos, remate ao poste mais caro da história do futebol português no Desportivo de Chaves – Sporting. Livro das contratações pós-modernas? Há sempre mais um melhor pior para os lados de Alvalade. Jovan Kirovski. O Pinheiro. A “melhor equipa do mundo”.

Numa monografia em que me encontro a trabalhar, chamada O Guia Místico do Verdadeiro e Bom Benfiquista, defendo que esta Lei do Piorio Sportinguista encontra os seus fundamentos na própria origem do Sporting, nos idos de 1906-1907. Outra coisa não seria de esperar de um clube cuja primeira acção de relevo foi apoderar-se de meia equipa de futebol do Benfica, num acto de fartar-vilanagem (numa expressão devida a um preclaro amigo benfiquista). Ora, um acto destes nunca pode fazer antever um caminho de glória. Admite-se o esforço, a dedicação e a devoção. Mas pouco mais do que isso, a julgar pelos oito campeonatos ganhos nas últimas cinquenta épocas.

Minuto cinquenta do jogo de domingo. Roberto põe a bola no chão. Expira fundo, expele os seus próprios demónios. Levanta a cabeça, lê o jogo com o brilhantismo de qualquer estratega. Puxa a culatra atrás e, num passe magistral de cinquenta metros (algo que há três semanas seria impossível), coloca a bola milimetricamente em Óscar Cardozo. Este triangula com Saviola, toureando a defesa do Sporting. Tacuara, épico e redentor, remata a bola num arco de volta perfeita apenas ao alcance dos grandes geómetras do futebol. Patrício não consegue contrariar a Lei da Física e defender o indefensável e, em termos mais amplos, não consegue suster a marcha inexorável da Lei do Piorio Sportinguista, confirmando, mais uma vez, a sua aplicação. Eu, assombrado pela certeza das minhas teorias, viro-me para a minha companhia lituana e digo-lhe, querida, traz-me um ovo mole, que se me falham os açucares.

2 comentários:

Lei do Piorio Sportinguista é bom lol

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/09/reys.html

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!