Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

07 outubro 2010

Resposta de António Pedro Vasconcelos




Caros amigos,
Fico subjugado com tantos comentários. Na verdade, eu não fiz nada de extraordinário: limitei-me a dizer aquilo que qualquer pessoa de bem pensa, perante escutas que foram, na altura, devidamente autorizadas por um juiz de instrução e que, inexplicavelmente (a não ser por intervenção de forças exeriores à justiça) não foram tidas em conta pelos tribunais civis e levaram à absolvição de todos os arguidos.

Ao contrário do que se passou na Justiça Desportiva, que agiu em conformidade com a Lei e o Estado de Direito (os arguidos, perante os indícios de crime, foram acusados por um instrutor e julgados pela Comissão de Disciplina, com direito a defesa e prova, para que se respeitasse o exercício do contraditório, e foram punidos dentro do que a moldura penal permitia), os tribunais civis desvalorizaram as escutas e o testemunho de Carolina Salgado e ilibaram os acusados.
O país inteiro que se interessa por futebol e que não está de má-fé, ouviu e confirmou o que há muito se suspeitava: que, durante anos, houve batota no futebol português e a intervenção ilegítima de um clube - o F.C. Porto - sobre a arbitragem e a disciplina.

Sou benfiquista desde que me fiz à vida, os meus filhos e netos são benfiquistas; e, para além da paixão clubista, que é irracional e inexplicável, o que o Benfica representa para mim, para além de festejar as vitórias e sofrer com as derrotas, é o exemplo como clube: um clube onde sempre houve eleições, um clube popular mas que atravessa todas as classes sociais, que tem adeptos em todos os países e em todos os cantos do Globo, que sempre foi um exemplo de democracia e de liberdade, e que soube correr a tempo com os que quiseram desviá-lo dos seus princípios, como foi o caso, de má memória, de Vale e Azevedo.

Uma coisa eu tenho por certa, e por isso me surpreende e me indigna a atitude dos que condenam a divulgação das escutas e não o que lá se ouve: se, algum dia, um presidente do meu clube ou alguém em seu nome, dissesse ou fizesse metade do que se sabe agora que foi dito e feito pelo presidente do F.C. Porto e pela sua entourage, eu pedia a sua demissão e não descansava enquanto ele não se demitisse.

E a razão porque me orgulho de ser benfiquista, é que tenho a certeza que a esmagadora maioria dos benfiquistas pensa e faria como eu. Assim como sei que nunca, por mais razões que tivesse para isso, o Benfica se comportaria como alguns adeptos do F.C Porto (friso o "alguns", porque conheço imensos portistas do Norte, que são gente de bem, cordata e pacífica), que agem perante o silêncio e mesmo a cumplicidade dos seus dirigentes, se comportaram nestes últimos anos e continuam a comportar, quando o Benfica vai jogar à sua cidade. E se os imitassem, estou certo que seriam repudiados pela direcção e pela maioria dos benfiquistas.

É isso que nos distingue, e é por isso que o Glorioso é, para mim e para os meus filhos e netos, uma paixão e um exemplo.

Saudações benfiquistas.
A-PV

16 comentários:

Até um gajo se emociona...
É assim que se fala!!

Saudações Gloriosas!

Prezado APV, mt bem escreveu a sua 1ª. parte no que se refere ás escutas. Agora quanto à sua 2ª. parte no que concerne à violência, digo-lhe que eu não gosto nem nunca gostei da acção de Jesus Cristo quando lhe bateram numa das faces ele deu a outra. Atenção a este último pormenor!

Ouvi o programa e o senhor foi até bastante cordato, na forma como falou das escutas.O que realmente revolta é que não se refiram às escutas como algo que não devia existir, mas à sua ilegalidade, mas contudo não têm a coragem para confirmar que tudo aquilo, que se ouviu é verdade ou não.Continue a defender o nosso glorioso, como tem feito até aqui desmascarando a corrupção e tudo o por detras das mesmas continua a funcionar ou seja como disse alguém, que as influências das competencias não se sobreponha às competências das influências.Um grande haja pelo seu comportamento.

Somos mesmo muito diferentes ! Orgulho em ser Benfiquista e feliz por haver Benfiquistas como o senhor !!!
Saudações Gloriosas !!
Kicas - Suiça

O que me entristece é ver pessoas que defendem a ilegalidade das escutas,o que vem demonstrar que somos um País onde muita gente anda escondida atrás de uma máscara.Essas mesmas pessoas e algumas com conceituado prestigio na medicina ao pensarem que não deveria haver escutas e ser legalizadas perante factos graves como este e outros mais,que já foram destruidas(Freeport),é de uma total cumplicidade com quem fere a verdade,seja ela de que vertente for.Por isso peço-lhe que nunca tenha receio de demonstrar que o nosso Glorioso é sem duvida o Clube do Povo.O meu muito obrigado

Fica aqui o apoio de um Benfiquista anónimo, como tantos milhões há. Um apoio que deseja deixar uma palavra de força, a apoiar um Homem que não se verga perante o poder instituído. É muito importante que os milhões anónimos unam esforços lado a lado com os Benfiquistas mais famosos perante a sociedade de modo a não deixar adormecer e esquecer as escutas e tudo aquilo que elas representam. Temos, todos juntos, que lutar contra esta campanha que tenta deixar cair no esquecimento o saudoso futebol dos últimos 30 anos.
Um abraço ao António, que continue sempre pujante e disposto a não se calar perante aquilo e aqueles que tentam calar a verdade.

Parabéns pelo texto. Na verdade você não disse absolutamente nada de mais, fez o que qualquer ser humano de bem faz perante imagens tão repugnantes mas nada surpreendentes para nós benfiquistas.
Se o rato teve um xilique e fugiu, depois de apelar para a inquisição e para a pide, é porque não tem argumentos e não passa apenas de um rato.
Grande abraço.
Rui - Curitiba, Brasil

http://www.ojogo.pt/26-281/artigo889696.asp

Pinto de Sousa: "Estranho que o Senhor Filipe Vieira como presidente do Sport Lisboa e Benfica e eu aquando presidente do Conselho de Arbitragem tivéssemos jantado variadíssimas vezes, a seu pedido, sem que isso o tivesse incomodado."

É fantástico quando a hipocrisia do lfv fica tão exposta.
Ele que ainda recentemente negou categoricamente qualquer tipo de conversas com dirigentes das arbitragens.

Vamos a ver o que a vossa busca pela verdade desportiva vai fazer acerca disto.

Aqui está a resposta à sua denuncia da suposta hipocrisia do Sr. LFV. Podem tentar meter o LFV no mesmo saco, mas para as pessoas sérias do nosso país, e quero acreditar, a maioria, está muito claro quem afundou o futebol nacional na mentira mais suja da sua história. 24 taças de campeão nacional onde metade nao serve nem sequer para reciclar a lata de que são feitas.
GANHAR e e roubar AINDA são duas palavras diferentes. Pelo menos para quem se olha no espelho de frente.

Em reacção à entrevista do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, à Antena 1, o sr. Pinto de Sousa – arguido do processo Apito Dourado – reagiu em comunicado enviado para as redacções dos principais jornais diários.

Como o mesmo contém algumas incorrecções, outras falsidades e outros tantos lapsos de memória, o Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer que:

a) O senhor Pinto de Sousa está ligado a um dos períodos mais negros do futebol português, em que o tráfico de influencias, a corrupção e o compadrio foram prática corrente aceite e promovida por alguns dos principais responsáveis do nosso futebol.

b) O facto da justiça ainda não ter condenado o sr. Pinto de Sousa não significa que ele seja inocente. As provas existem, a sua evidência é indesmentível e só um formalismo jurídico ainda não permitiu a sua condenação. É bom recordar que o processo não terminou, está pendente de recurso no tribunal da Relação.

c) O Presidente do Sport Lisboa e Benfica – ao contrário do que foi afirmado pelo senhor Pinto de Sousa – não almoçou com ele “diversas vezes”, jantou duas, a pedido de um amigo comum e – facto relevante – antes de serem conhecidos os contornos e o envolvimento do senhor Pinto de Sousa no Processo Apito Dourado.

d) A verdade nunca pode ser considerada uma manobra de diversão, e só pela cumplicidade de alguns agentes judiciais é que a justiça ignorou a evidência das provas, como bem recentemente ficou provado.

e) O Sport Lisboa e Benfica, efectivamente, nada tem a ver com as amizades do Senhor Pinto de Sousa, mas tem a ver com a transparência e a verdade no futebol português e o facto deste ter voltado a contactar árbitros no activo e a movimentar-se para colocar o senhor Paulo Costa como presidente do futuro Conselho de Arbitragem da FPF. Sinal preocupante de que há quem queira que as velhas práticas voltem a fazer parte do nosso quotidiano.

f) Já agora, e como a memória é curta, convém lembrar que foi o senhor Pinto de Sousa que quis impor – seguramente por indicação de alguém – o senhor Martins dos Santos para a final da Taça de Portugal da época 2003/2004.

h) O senhor Pinto de Sousa pode ainda não ter sido condenado pela justiça, mas não é por isso que voltou a fazer parte dos homens sérios deste país.

Rui Moreira a comentar o efeito das escutas do Sócrates

http://www.ionline.pt/conteudo/48615-confia-em-socrates-50-personalidades-avaliam-efeito-das-escutas

Afinal, só ouve o que lhe convem..

Escreve agora que "se um dirigente do seu clube....". Então mas estarão esquecidos de uma escuta tornada pública entre o Sr. Luís Filipe Vieira e o Sr. Madail onde ele escolhe o árbitro de um jogo da Taça de Portugal com uma frase lapidar "O João? Esse sim. É dos bons!", referindo-se ao João Ferreira.
E esta é a que foi tornada pública porque o Sr. Luís Filipe Vieira tem tanto de sério como o Sr. Pinto da Costa, Pinto de Sousa, etc., etc. E quem é da zona de vila Franca de Xira e/ou Alverca sabe bem ao que me refiro.
A suas práticas têm sido aliás em tudo idênticas ao do Presidente do Porto.
É por isso que não reconheço qualquer autoridade moral ou ética a este senhor para opinar sobre isto. Lá diz o ditado sobre "Telhados de Vidro".

Não quero deixar de aqui prestar a minha solidariedade ao A.P.V. pela atitude que tomou no programa da RTP. Haja alguém que traga à tona a canalhice, a podridão e a mentira que despudoradamente vem grassando que nem ervas daninhas no nosso mfutebol há já décadas e que impunemente vem criando raízes que a nossa justiça jàmais teve intenção de combater.

Caro António Pedro Vasconcelos,

Apreciei muito o facto de não se ter calado nem deixado intimidar pela saída de Rui Moreira, cuja participação no programa também apreciava, mas que - tal como o treinador do Porto - nesta semana esteve perfeitamente desastrado.
De facto, classificar o comentar de crimes provados e factos reais como auto-de-fé é um absurdo que nunca pensei ouvir de RM.

Há, no entanto, um pormenor que parece escapar a todos os comentadores quando falam sobre escutas e quando os sportinguitas dizem, sobranceiramente, que "do Sporting é que nunca ninguém ouviu falar.." . Errado!
De facto, a primeira vez que se ouviu falar de um presidente de um clube que telefonava aos árbritos, foi o Sousa Cintra que o disse, em directo, na rádio... julgo que no célebre episódio de jogar a garrafa de água pela janela do carro (que estava fechada)...
Nessa confissão espontânea, Sousa Cintra dizia abertamente que telefonava aos árbitros "a pedir que não prejudicassem o Sporting" (e eu, sem ironia, acredito).Existem, seguramente, gravações desta entrevista radiofónica em arquivo.

Faça o favor de relembrar o seu colega sportinguista Rui Oliveira e Costa deste facto..
já que o SCP, além da incompreensível conivência (pelo silêncio e amorfismo) com o FCP, se arrogam como os únicos que têm as mãos limpas.
Acredito que tenham. Não creio, na mais remota hipótese, que os dirigentes do Sporting - como os do Benfica - tenham alguma vez subornado árbitros, embora acredite que tenham sido beneficiados pontualmente pelo seu estatuto (terá sido o caso do sr. Calabote...que morreu na miséria sem ter ido ao Brasil...)
Telefonemas para e a falar de árbitros (Sporting e Benfica) é éticamente reprovável; suborná-los é um crime (que será sempre não provado em qualquer comarca do grande Porto...)

Esta é a diferença. Uns terão pontualmente cometido actos éticamente reprováveis; outros, terão continuadamente cometido um crime, disso tirando evidente benifício nas últimas décadas.

Não consinta que ponham tudo no mesmo saco, algo que o FCP, óbviamente, tenta fazer a todo o custo, socorrendo-se agora do famoso campeonato dos "túneis" (local onde foram agressores, provocadores e pretendem sair como vítimas..)

Não desista, para que a vergonha não seja esquecida...e já agora, ponha os Sportinguistas "no seu lugar"
Com os melhores cumprimentos,
Vitor Neves

Por entre tantos indícios, factos e cumplicidades, uma ideia de fundo ganha significado em Portugal: seremos ainda um País de Direito ?

Uma pessoa com o reconhecimento intelectual de vossa Exmª, tenho pena de ter uma memória selectiva....

Sr. Antonio-Pedro Vasconcelos enriquece os debates desportivos.

Maria da Luz
V.N.Gaia

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!