Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

14 setembro 2010

El Conejo é o rei da champions

Há nove anos, enquanto o Benfica nem a UEFA jogava - tinha ficado em sexto lugar na temporada anterior -, um jovem avançado argentino marcava, pelo Barcelona, o seu primeiro golo na Liga dos Campeões: Saviola, evidentemente. Hoje, esse jovem argentino, não tão jovem, mas ainda assim com apenas 28 anos, é talvez a esperança maior dos encarnados neste seu regresso à elite do futebol europeu, que amanhã os coloca diante dos israelitas do Hapoel de Telavive. Ele que é também o jogador do Benfica mais experimentado na Liga dos Campeões, com 40 partidas disputadas - tem sozinho mais do que muitos colegas juntos.

Nessa noite de 18 de Setembro de 2001, Saviola apontou o primeiro de 15 golos na liga milionária - que foi também o primeiro com a camisola blaugrana - aconteceu frente ao Fenerbahçe, em Istambul, na Turquia. Saviola entrou em campo aos 56', substituindo… Geovanni. Esse mesmo, o avançado brasileiro que mais tarde, entre 2002 e 2006, também representou o Benfica. "Lembro-me bem desse jogo com o Fenerbahçe. E o golo que o Saviola marcou foi na cara dele. Teve ali uma bola morta e não perdoou. Ele é assim mesmo. É um grande finalizador. Se ele fica na cara do golo, ele não falha, não tem jeito de ele errar. É muito eficaz e isso é essencial numa competição como a Liga dos Campeões", afirma Geovanni a O JOGO.

A mesma convicção tem Carles Rexach, lenda viva do Barcelona que à data era o treinador principal do conjunto blaugrana e, por isso, foi o responsável pelo lançamento do camisola 30 dos encarnados na principal competição de clubes. Para Rexach, ter sucesso numa prova com a dimensão da Liga dos Campeões depende de futebolistas da qualidade de Saviola. "Ele é um jogador fundamental no Benfica e em qualquer equipa onde jogue. Lancei-o tinha ele acabado de chegar da Argentina, era um jovem, vindo de uma realidade diferente daquela a que estava habituado, mas logo mostrou o seu potencial. Esse foi o seu segundo jogo na Liga dos Campeões, mas no primeiro [com o Bayer Leverkusen] só tinha jogado uns minutos. Estava a lançá-lo aos poucos e ele marcou logo. É um fenómeno", frisa o antigo técnico dos blaugrana, entretanto retirado da actividade, também em declarações a O Jogo.

Geovanni, que chegou a disputar a Liga dos Campeões também pelo Benfica - em 2005/06, na excelente campanha das águias que só terminou já nos quartos-de-final, aos pés do Barcelona (que viria a vencer a competição) -, lembra a maturidade que o internacional argentino tem hoje é um trunfo para os campeões portugueses neste seu reencontro com a Liga dos Campeões. "O talento dele é nato, mas, como qualquer futebolista, também cresceu e evoluiu. E isso pode ajudá-lo a ter um rendimento bem significativo", indica o agora futebolista do San Jose Eartquakes, dos Estados Unidos. "O Saviola tem uma coisa que é muito difícil encontrar num jogador: ele tem o dom do golo. Se o treinador lhe der moral e carinho, ele é capaz de render muitíssimo, como já se viu no campeonato português na época passada. E ele vai mostrá-lo uma vez mais na Liga dos Campeões, estou plenamente convencido disso", assegura Rexach.

1 comentários:

Trago notícias quentes e boas... GANHÁMOS 2-0 :D

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!