Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 março 2010

Divergências incluem rumo... - Por Santos Neves

Por Santos Neves in A Bola



ENFIM, dia bom para o FC Porto. Talvez festeje mais ter ganho batalha contra a CD da Liga do que ter posto praticamente os dois pés na final da Taça de Portugal. E, por acréscimo, decerto também se regozijou com a atitude de Hermínio Loureiro, presidente da Liga, face à decisão do CJ da FPF: demitiu-se.


Eis a enorme discrepância entre CD e CJ: face à lei, nos estádios de futebol, agressão a segurança civil, vulgo steward, é atingir agente desportivo ou equivale a agredir espectador? Parece fácil? Qual quê! Para não variar, uma só lei, mas diferentes julgadores lêem-na e aplicam-na de forma chocantemente oposta! E não adianta suplicar: entendam-se! Como diria o outro, «jamais»! Entretanto, manda quem pode; e o CJ pode mais que a CD. Logo, fica definido: em Portugal, agressão de futebolista a espectador (igual a steward) dá suspensão máxima de 4 jogos. Em Inglaterra, deu 15 meses a Eric Cantona; mas estes ingleses são uns exagerados.

Diferente questão no caso Hulk/Supuranu: sem suspensão preventiva, o efectivo castigo teria encurtado cerca de 2 meses, limitado ao tempo que mediou entre a decisão da CD e a do CJ. Acontece ter partido do FC Porto a proposta de alterar o regulamento para imediata suspensão.

Não sei se Hermínio Loureiro se demitiu por solidariedade com a CD. Sei que, entre os fortes contrastes estabelecidos pela sua presidência, avulta este: absoluta autonomia a órgãos da Liga que estatutariamente o são e sempre o deveriam ter sido. Isso é que, para velhos hábitos, se tornou intolerável! Responsabilidade dos clubes da Liga: decidirem o próximo rumo...

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!