Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 março 2010

Choque de titãs - Por Santos Neves

Por Santos Neves in A Bola



QUEM diria, no início do campeonato e até ao recente/definitivo apagão portista?! Benfica e Sp. Braga vão decidir entre si, exclusivamente entre si, a magna questão do título nacional de futebol. Já depois de amanhã, no empolgante choque de titãs? Nim...
Se empatarem, não ficará tudo igual... — a diferença de 3 pontos aproximar-se-á de apenas 2... face à prioridade bracarense em eventual recurso a desempate (recorde-se: 2-0 em Braga). Vitória do Sp. Braga recoloca-o à frente do campeonato! E mesmo que o Benfica consiga alargar já a margem da sua liderança, os 6 pontos não serão tão substanciais quanto possa parecer, a também 6 jornadas do final e sendo da equipa de Jorge Jesus o mais complicado calendário (inclui Figueira da Foz, Coimbra e, sobretudo, recepção ao arqui-rival Sporting — no regresso de Liverpool... — e visita a esfomeadíssimo dragão...).

Quase decisivo só o triunfo benfiquista. Ainda assim, muito em função das sequelas no ânimo bracarense... Este perderia, ou não, grande parte do seu gás? Uma dúvida a duas dimensões... É que são também duas as escalas de objectivos do Sp. Braga: 1 — ser campeão; 2 — garantir o 2.º lugar e a possibilidade de acesso à Liga dos Campeões (imagine-se enorme reforço financeiro para ter ainda melhor plantel na próxima época...). Ora, derrota na Luz também poderá significar avanço sobre o FC Porto reduzido a 5 pontos e em súbito risco de se eclipsar...

Ou como o Benfica-Sp. Braga integra outra questão de fundo: quiçá decidir o actual grande dilema portista... — força, força, Sp. Braga, toca a ser campeão!?; ou, diabo, nada disso, pois implicaria imediata certeza de FC Porto ausente da Champions e dos seus milhões... tão importantes para remodelar o plantel?

Que nível de ganas bracarenses depois da Luz? Resposta importantíssima... Para o Sp. Braga, para o Benfica, para o FC Porto... De balão ainda mais cheio, ou a esvaziar-se, dependerá o posterior ímpeto face a calendário com alguns pedregulhos; vide confronto com V. Guimarães (no grande derby à escala do Minho teve o Sp. Braga a primeira das só duas derrotas nesta Liga), deslocações a Leiria, à Figueira e à madeirense Choupana.

E o balão benfiquista? Muito mais que outro teste, o Benfica enfrenta máxima responsabilidade. A do enorme favoritismo — estupendo momento de forma e palco da Luz — e a do balanço para a ponta final do campeonato, mais a da Liga Europa... Ganhar, ou não, maior margem de deslize face a nova dose de intenso desgaste já de seguida: em 10 dias, recebe o Liverpool, vai casa da Naval, decide eliminatória em Liverpool, recebe o Sporting... O tudo por tudo por meia-final europeia necessita de alguma folga de risco na nossa Liga. Assumidíssimo o objectivo n.º 1: ser campeão nacional. Mas a atracção europeia tornou-se irresistível após espectacular gala de alta qualidade e convicção em Marselha.

Se não derrotar o Sp. Braga, o Benfica ficará muito entalado entre dois amores... altamente desgastantes. Vencendo, avanço de 6 pontos chega e sobra? Não tanto... Se o Sp. Braga reagir a fundo, inclusive para não ser alcançado pelo FC Porto, um empate benfiquista (e o Sporting decerto vai entrar picadíssimo na Luz...) significará distância reduzida a 4 pontos. Quiçá o mínimo para o Benfica não correr enorme risco na penúltima jornada, em casa do FC Porto mais que sedento de desforra...

CHOQUE de titãs. O Benfica embalado em fortíssimo ritmo, expresso nas vitórias a fio, 60 golos na Liga (mais 26 que os bracarenses) e nada menos de 103 na temporada. O Sp. Braga senhor, também ele, de compacta estrutura, muito forte a defender (excepção única no Dragão...; mas, apesar dessa insólita chapa 5, tem só mais 2 golos sofridos que o Benfica) e bem perigosa no contra-ataque. Mais, e quiçá muito importante: enquanto Jorge Jesus teve de concentrar esforços no jacto para derrubar Marselha e FC Porto, Domingos Paciência dispôs de 15 dias para preparar a fundo este anunciado jogo do título.

Vale aposta? Será excelente espectáculo.


Digite aqui o resto do post

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!