Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

15 fevereiro 2010

Portugal está feio



Por José Manuel Delgado in A Bola

FADO, nostalgia, melancolia e saudade são palavras normalmente associadas aos portugueses. De índole pouco expansiva, introspectivos em muitos casos, a precisar de cruzar o Atlântico para saber como é a língua pátria falada com açúcar, nunca fomos, porém, dados a grandes depressões, sempre escorados naquilo que, em determinado momento, foi classificado de nacional-porreirismo e nos permitia avaliar, com uma irresponsável bonomia, as situações mais adversas. Mas as coisas estão a mudar. Para pior. Rapidamente...
Hoje, o País está não só nostálgico como sempre foi, mas deprimido como poucas vezes esteve; e mesquinho como aconteceu apenas nos piores dias. E não só.

Está a ser criada, em todas as camadas da sociedade, uma cultura de desresponsabilização que só não culminará no advento de um regime autoritário porque a conjuntura internacional assim não o permite. Porque aquilo a que se está a assistir fere, até, a sensibilidade do mais blindado e descredibiliza o poder, os poderes, todos eles. Pecado capital? Confunde-se jusante com montante.

Seja no desporto, na política ou na economia, um certo País com acesso aos media baralhou as prioridades e lançou, de má-fé, a confusão na sociedade.

Hoje em dia, desgraçadamente, em vez de se questionar aquilo que ofende a dignidade do ser — corrupção, compadrio, negociatas, conluios, conspirações — discute-se a sua revelação, como se o que sucede a jusante não tivesse origem no que ocorreu a montante.

Somos e devemos pretender continuar a ser um Estado de Direito. Mas não há tecnicidade da lei (sempre com avaliação subjectiva) que possa sobrepor-se ao bem maior, que é a verdade. O que deve discutir-se, no desporto, na política ou na economia, a divulgação de escutas ou os conteúdos destas? Será que alguém que queira um País melhor aposta na primeira hipótese e esquece a segunda?

1 comentários:

Olá gostava e fazer uma parceria com o seu site, tenho um fórum desportivo,

o link é o seguinte: http://www.visaodejogo.maisforum.com

dê uma vista de olhos, registem-se, e claro participem !!

aguardo uma resposta..

PS: tem mesmo de se registar para a parceria ser oficial !!
está nas regras do meu forum
abraço.


SAUDAÇOES BENFIQUISTAS

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!