Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

29 março 2009

Crónicas de Ricardo Araújo Pereira no Jornal abola

29-03-2003
Pato com fruta à António Tavares-Teles

Quando, digamos, jornalista António Tavares-Teles foi apanhado numa das mais edificantes escutas do processo Apito Dourado, temi pelo futuro profissional do, digamos, jornalista António Tavares-Teles. Depois, li que o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas concluiu que o, digamos, jornalista Tavares-Teles tinha infringido «objectivamente o n.º 1 do Código Deontológico (…) que obriga a relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade», e ofendera a deontologia profissional — e cheguei a pensar que o, digamos, jornalista Tavares-Teles não voltaria a escrever nos jornais. Só depois me lembrei de um facto importante: vivemos em Portugal, e aqui tudo é possível.

O caso explica-se depressa: o, digamos, jornalista Tavares-Teles escrevia uma coluna chamada O Pato no jornal O Jogo. Certo dia, o bem informado Pato sugeriu que Deco abandonaria a Selecção se fosse injustamente castigado pelo acto corriqueiro e inofensivo de ter atirado uma bota a um árbitro. A escuta da conversa telefónica entre o, digamos, jornalista Tavares-Teles e Pinto da Costa era precisamente sobre esse texto. Cito o jornal Correio da Manhã de 24 de Julho de 2007: «Pelo que se pode ler da transcrição da referida escuta telefónica percebe-se (…) que, além de ter sido combinado, o teor do texto era falso, já que, conforme assumiu Pinto da Costa noutra conversa telefónica, servia apenas como forma de pressão e de chantagem para com os elementos do Conselho Disciplinar da Liga de Clubes». Cito agora alguns dos momentos mais notáveis da escuta:

Tavares-Teles: (…): Olha pá, eu já escrevi aquela história do Deco (…). O Manuel Tavares [director de O Jogo] estava a querer pôr aquilo em grande destaque, pá!

Pinto da Costa: Não, não! Tem mais impacto aí.

Como se não fosse suficientemente habilitado como dirigente, o presidente do Porto ainda revela talento para o jornalismo, e é capaz de definir o lugar em que os textos devem sair para terem mais impacto. A escuta prossegue com a legítima preocupação do, digamos, jornalista Tavares-Teles: quando Deco fosse confrontado com uma intenção que nunca manifestara, como reagiria? Vale a pena ler o diálogo entre dois grandes senhores da comunicação social:

Tavares-Teles: O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não, que não é nada, que é tudo mentira?

Pinto da Costa: Não! Eu falo com o Antero e ele avisa!

É interessante referir a escolha vocabular do, digamos, jornalista Tavares-Teles, para quem aquele que opta por dizer a verdade é, e cito, um «maluco».

Quando a escuta foi publicada o, digamos, jornalista Tavares-Teles esbracejou, ameaçou processar o mundo inteiro, e depois não processou ninguém e foi esbracejar para casa. Foi o melhor que fez: livrou-se de mais vergonhas e continua a escrever nos jornais — o que constitui, creio eu, um excelente negócio para os jornais: os textos de opinião são caros, mas os ditados não devem ser especialmente dispendiosos.

Ontem, o professor Carlos Queiroz talvez tenha pretendido surpreender os suecos, mas julgo que acabou por embasbacar os portugueses. Nenhum indígena estaria à espera que o lateral-esquerdo fosse um extremo, que o trinco e o lateral-direito fossem centrais, e que o ponta-de-lança fosse um médio ofensivo. Os bons treinadores surpreendem o adversário; os excelentes surpreendem a própria equipa.

Sobre o jogo, há que dizer duas coisas. Primeiro, foi um excelente resultado: da última vez que jogámos contra onze jogadores vestidos de azul e amarelo levámos seis. Aqui está um progresso que se saúda. Segundo, a arbitragem foi isenta, o que constitui um escândalo: é raríssimo haver um jogo no Dragão em que a equipa da casa não é beneficiada. É lamentável que a FIFA não respeite tradições ancestrais.

De resto, tudo correu bem. Durante a partida, os comentadores da TVI exibiram aquele chauvinismo a que os jornalistas estão obrigados durante os jogos da Selecção. Destaco a observação segundo a qual os suecos se tinham apresentado com uma formação demasiado defensiva. Enfim, nem todos os treinadores podem ter o arrojo do professor Queiroz, que passou a maior parte do jogo com quatro centrais em campo.

Ontem, Filipe Soares Franco afirmou que «o Benfica não pode continuar a agredir o presidente do Sporting», na medida em que isso deteriora as relações entre os clubes. Concordo apenas em parte: pode minar as relações agora, mas melhora-as a longo prazo. Recordo que, em Outubro de 2003, Soares Franco fez insinuações desagradáveis relativamente à relação de Pinto da Costa com os árbitros e disse que «o Papa estava a morrer». Pinto da Costa respondeu que Franco era indigno e prometeu que nunca mais o cumprimentaria. Hoje, são unha com carne. Está visto que, dentro de seis anos, Benfica e sportem serão grandes amigos.

22 comentários:

O, digamos, humorista Ricardo Pereira já não tem assim muita piada. É como o SLB, uma instituição.
Estou até com a sensação estranha de ter sido o único que leu esta merda. Vou votar no conteúdo! =-O

Deves é ser tripeiro e a verdade faz-te doer os cor... cotovelos. Boa Ricardo.

Senhor, digamos, Acosta... não gosta de ouvir/ler verdades?! Então não o faça! Uma crónica muito bem feita pelo Ricardo Araújo Pereira. Dos melhores humoristas da actualidade!! Cumprimentos!

este acosta pelo comentário parece tripeiro mas pelo nome e burrice parece mais lagarto... enfim, hoje em dia a merda é a mesma ;) GRANDE crónica Ricardo

Este blog é de um cheiro a merda que não se pode >:o

Se cheira a merda é porque vieste para aqui abrir a boca ,ó badocha!

é pena haver gente que ñ tem o minimo sentido de humor, e + grave ainda, que ñ sabe dar valor e razão a certas coisas devido ao seu clubismo! vai mas é dormir o Acosta....!ehehehe :*

Ricardo...não saio daqui sem uma crónica dos NoName...tou á coca.... 8-)

Eu curto estes corruptos/amigos de corruptos que vêem ler blogs benfiquistas!!!!
Coitados, não têem mais nada que ler de jeito e vêem aprender o que é GRANDE E BELO prós blogues Gloriosos!!!!
Continuem a cuspir pró ar...

À GANDA BENFIIIIIIIIIIIIIIIIICA PÁ!!!!!!!

BENFIIIIIIIIIIIIIIIIICA!

Os grandiosos tetra-terceiros! Pró ano é que é!!! bora lá então submeter isto a análise.

Tá analisado!!!!

... mais um enganadinho!!!! ... "nós é que somos bons!!!"... uma boa cambada de corruptos!!! :-D

Os adeptos da corruptolândia, não gostam de ouvir as "dizuras" do seu mais que tudo?!! Espera, foi o LFV e o Ricardo que elaboraram umas escutas a imitar o papa! Ricardo, força continua, a verdade doí, se o teu humor toca na verdade, pode-se considerar quase um serviço público, pois faz mais do que os juízes pagos que assobiam para o lado com provas concretas. Para os adeptos do clube do cavalo marinho, ide comer tripas carago!

A vida é assim, para certas pessoas que nem vale a pena dizer o nome, só vêm para cá ler as cronicas do nosso clube e fazer comentarios destes, só indica uma coisa... o BENFICA é grande!!! eles preferem ver as noticias do nosso clube do o dos deles!!! portanto so pode ser grande... ;)

voces benfikistas eke sao uns verdadeiros humoristas, ja ke nem ao 2º lugar chegam ao menos intretem se aki a mandar piadas sempre eh melhor k nada 8-)

Experimenta fechar a boca...pode ser que passe. 8-)

Ricardo,porque não falas dos casos das drogas nos pneus de um certo senhor,de uma tentativa de assassinato por parte de um adepto do benfica a um jogador de hóquei do Porto,porque não falas também das alegadas pressões do Rui Costa junto dos árbitros e das alegadas conversas do Vieira com membros da PSP,porque não falas tu do caso do Estoril quando o Benfica ganhou o campeonato???Ah não possuí piada ,gostas de ver tudo vermelho,eu só gosto de ver vermelho na política ,mas no futebol ainda consigo ser imparcial,o que me deu mais gozo este ano para além das tuas imitações ao Sócretino foi a imagem de ti aflito no estádio do Abutre 8-)

Quem quer uma larachazita sobre os NN, não se deve lembrar que na luz não se quis apoiar claques que não estão registadas de acordo com a lei, ao contrário dos sd que são apoiados e patrocinados pelo papa, e quando ele vai para tribunal e vê-los atrás dele a escoltá-lo, qual rebanho qie segue o mais velho. De droga nos pneus não sei nunca vi nada nem ninguém veio dizer que havia, agora viagens ao brasil pagas a árbitros, envelopes com gorjetas de 5000€, isso já ouvi falar e há provas. O:-)

não percebo a azia de certos srs do fêcêpê q vêm aqui desvalorizar e ofender a crónica e o cronista..então está gravado uma (UMA) conversa em q claramente o FCP manipula jornalistas, notícias, informação e CONTRA-INFORMAÇÃO com objectivos declarada e assumidamente promíscuos...e esta gente vem praqui defender? haja vergonha na cara... =-O

maior vergonha havias de ter vos, nao te lembras da chamada do corno do vosso presidente ao valentim para a escolha de um arbitro de um jogo da taça ;)

Gosto imenso, imenso, da CONTRA-INFORMAÇÃO mas tenho pouca oportunidade de a ver agora.
Estou interessado em lhe oferecer um livro se me indicar o endereço para onde o possa enviar.
Pode divulgá-lo se achar interessante, porque julgo ser ideal ajudar as pessoas a tornarem-se atónomas e não dependerem sempre de psicólogos. E então, agora que estamos em crise, a as «maluqueiras» aumentam!
Há mais livros deste género.
Se quiser, pode consultar o blog psicologiaparaque.wordpress.com
especialmente em LIVROS DISPONÍVEIS.
Boa continuação das vossas piadas, sempre actuais,esclarecedoras e instrutivas.
Mário de Noronha

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!