Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

23 novembro 2009

O Segredo



Por Nuno Farinha in Record

Onde é que estava Fábio Coentrão em novembro de 2008? Assim de repente, não devem ser muitos a ter a resposta na ponta da língua. Ora bem, há exatamente um ano, o esquerdino parecia condenado ao esquecimento na segunda divisão de Espanha, em Saragoça, para onde tinha sido "enviado" ao abrigo do negócio que trouxe Pablo Aimar para a Luz.

As notícias desse período eram quase dramáticas para quem apostava tanto na explosão do talentoso rapaz de Caxinas: dificuldades de adaptação, problemas com a equipa técnica, saídas noturnas e poucos minutos de competição (em bom rigor, apenas participou num único jogo). Um desastre.

Novembro de 2009: é o jogador com mais assistências na Liga portuguesa, Jesus utilizou-o em nove das dez jornadas, o Benfica renovou-lhe o contrato até 2015 (com uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros) e Fábio Coentrão ainda é, desde o passado sábado, o mais recente internacional A português.

Ora, como se processa uma transformação destas, que permite até recuar o jogador para defesa-esquerdo sem qualquer quebra de rendimento? Em primeiro lugar, porque há uma condição essencial: a qualidade está lá. Em segundo, porque Coentrão é apenas uma das várias unidades do Benfica a beneficiar da metamorfose do futebol encarnado.

David Luiz, Aimar, Di María ou Cardozo também valem hoje bastante mais do que há um ano. Isto é: estão todos muito bem, mas nenhum está melhor do que a equipa. É esta a regra mais valiosa do futebol moderno e a razão por que cada vez mais treinadores falam na importância de desvalorizar o "eu" para glorificar o "nós". Jesus mostrou-lhes o caminho.

3 comentários:

"...Jesus mostrou-lhes o caminho." da baliza!

Ao Fábio só falta mesmo encontrar o caminho da baliza... e que não fique muito tempo a lateral que faz falta como extremo!

Ao Caxinerius faltou alma, o sangue azul que irriga as suas veias toldou-o, deixando-o quedo.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!