Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

13 setembro 2009

Crónicas de João Malheiro


Mistério

Por João Malheiro in Destak

E se o dinheiro das transferências do FC Porto entrasse nos cofres do Benfica? A hipótese é idiota, bem entendido. Ainda assim, num mero exercício especulativo. permitiria decifrar o enigma. Não permite. É o enigma que se mantém.

Para onde vai o dinheiro que o FC Porto arrecada com as vendas de jogadores? De onde vem o dinheiro que o Benfica despende na compra de jogadores? Mistério?
Se não é, mais parece. O FC Porto vende muito, vende bem, vende caro. O Benfica compra muito, compra bem, compra caro. O FC Porto é o clube que melhor vende na Europa, quiçá no Mundo. O Benfica, mesmo em dieta ganhadora, mesmo sem relevantes aparências europeias, mas sempre tomado de orgulho, é dos clubes que mais apetrecham, ano após ano, o quadro de executantes.

O FC Porto, não obstante os milhões que todas as temporadas amealha, dá sempre prejuízo. Como é possível? Os relatórios são elucidativos. E o povo azul bate palmas, aprova os números por unanimidade (ou quase), que os outros números (os das vitórias) são os únicos que interessam à sua matemática emocional. No Benfica, Luís Filipe Vieira até pode suscitar controvérsia, mas que ninguém lhe subtraia o mérito espantoso de ter uma matemática de soluções financeiras que roça a genialidade.

O dinheiro das transferências do FC Porto entra nos cofres do Benfica? Claro que não, era coisa estapafúrdia. Ainda assim, o milionário FC Porto fica sempre teso, o teso Benfica fica sempre milionário. Enquanto isso, o híbrido Sporting limita-se a assistir ao jogo.

2 comentários:

O Porto também compra caro, só que os jornais não dão enfase a esse pormenor... normalmente o Porto só compra 50% ou menos do passe e mais tarde adquire o resto, mas quando nas noticias falam só dizem o que gastaram inicialmente. Além disso o Porto é o clube com a folha salarial mais elevada. Não foi por acaso que o Cristian Rodriguez foi para lá. Para além disto a fruta também se paga assim como as viagens ao estrangeiro para lazer e para verem jogos do Porto de pessoas que movem influências... Mas porque será que os jornais não fazem um estudo de fundo é analisam as contas do Porto para se saber exactamente para onde o dinheiro vai??

As vitórias e as vendas do Porto camuflam (para os menos atentos) o aspecto do prejuízo da equipa. O Porto talvez ande teso por colmatar ano apos ano o buraco de dividas anual que apresenta. Penso que será o primeiro clube grande a conseguir ficar sem dividas, a curto prazo (talvez 5 anos).

Ainda assim penso que a ultima frase como termina o leitor Tiago é bastante pertinente: "Mas porque será que os jornais não fazem um estudo de fundo é analisam as contas do Porto para se saber exactamente para onde o dinheiro vai??"
Será que vai mesmo para o buraco financeiro?

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!