Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

08 setembro 2011

À Barcelona


OBarcelona bateu (bem) o Real Madrid, bateu (bem) o FC Porto. Vai bater (mais bem ainda) outros opositores, quase todos os opositores. O Barcelona bate com a legitimidade de ser a melhor equipa mundial da actualidade. Bate sempre, quase sempre, porque bate melhor, mais eficiente, mais bonito.

O Barcelona bate com Messi, só pode bater com classe. Bate com um colectivo harmonioso, só pode bater com categoria. No Barcelona actual, pé para pé, a bola parece sorrir, também parece inteligente. A bola deixa-se bater e parece que gosta, que gosta muito. Há ali futebol, mas há ali mais do que isso. A orquestra não desafina, a bola afina.

Há dias, dizia-me Eusébio que o Barcelona é melhor pela elementar razão de que é mais equipa. Construiu rotinas lindas e processos eficazes. Tem mais sabedoria e mais razão. Não é uma formação invencível, mas vence mais porque tem horror ao medíocre e aversão ao mediano. Não raras vezes, um minuto de Barcelona vale todos os minutos do jogo. Sublinha a diferença, acentua a superioridade.

Este Barcelona é a melhor equipa de todos os tempos? Eusébio diz que não, elege o Ajax do começo da década de 70. Tenho de tomar o partido do Eusébio, jamais lhe questionaria um parecer sobre futebol. A diferença é que este Barcelona me apanhou na idade adulta, enquanto aquele Ajax esteve sob o meu olhar imberbe. Qual é, então, a melhor equipa de todos os tempos? Fico-me com o Eusébio, mas dou graças, muitas graças, ao meu olhar maduro.

1 comentários:

Barcelona é, de facto, a melhor equipa do mundo actualmente. Tal como a maioria dos que amam o futebol espectáculo, do colectivo, da criatividade, da nota artística, também eu sou um fã incondicional do Barcelona (e do Messi). Sou Benfiquista, e quis referir isto antes de dizer o que se segue. Adoro ver o Barcelona jogar, mas lamento muito alguns "empurrões" e excessiva protecção nalguns jogos mais complicados. É inegável que existe protecção ao Barcelona, e impossível dissociar o clube de alguns desses casos. Lembro-me por exemplo do Chelsea numa meia final da Liga dos Campeões - que escândalo! -, do Real Madrid em alguns dos jogos do ano passado, do penalti não assinalado sobre o Guarín na supertaça europeia... Alguém acredita que o árbitro não marcaria penalti se o lance tivesse ocorrido na área do FCPorto e não do Barcelona? Nunca, em jogo algum na minha memória, o Barcelona se viu privado como o Chelsea, Real Madrid e FCPorto o foram nesses jogos/lances.
Na minha opinião, isto representa a nódoa que caiu realmente no melhor pano! É possível disfarçar/camuflar essa nódoa? Eu não consigo...

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!