Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

08 fevereiro 2011

O melhor Benfica de Jorge Jesus

Este é o melhor Benfica desde que Jorge Jesus está no comando técnico da equipa. Os onze pontos que separam os encarnados do FC Porto, líder do campeonato - ainda que com menos um jogo disputado -, escondem, afinal, uma realidade bem mais positiva. Há vários indicadores que apontam para um Benfica de melhor qualidade, nesta altura, em comparação com a temporada passada, em que lutava, de perto, com o Braga, pelo título de campeão nacional, que viria a concretizar.

Há um ano, a equipa já tinha sido afastada da Taça de Portugal, enquanto agora está na luta - e em vantagem com o FC Porto - por um lugar na final da segunda maior competição nacional de clubes. Basicamente, esta época, o Benfica está ainda em todas as frentes possíveis. E são quatro: para além da prova federativa, com final no Jamor, tem ainda o campeonato, onde é segundo classificado. O Sporting vai já dez pontos atrás. Tem também a Taça da Liga, onde já tem garantida a presença nas meias-finais, contra os leões. E, a terminar, vai ainda jogar a Liga Europa, vindo da Champions, com o primeiro jogo a realizar-se já para a semana, frente ao Estugarda.

Na verdade, o Benfica tem somente menos um ponto (42) na classificação do campeonato relativamente ao que tinha há um ano (43), após a mesma 18ª jornada. Curiosamente, tem mais uma vitória agora (14) na sua contabilidade do que na época passada (13), embora perda no número de derrotas: quatro nesta altura para apenas uma em Fevereiro de 2009, o que se explica pelo mau arranque das águias, que permitiu ao FC Porto distanciar-se tanto na classificação.

A crise que teve o seu ponto alto após a derrota em Telavive, a que se seguiu a eliminação da Liga dos Campeões, aos pés do Schalke 04, já é coisa do passado. Os campeões nacionais já levam 12 partidas consecutivas a ganhar, 15 se contarmos apenas os jogos nacionais. Na época passada, a melhor série foram apenas cinco vitórias seguidas e 10 se nos restringirmos aos desafios internos. Em ambas as contagens, este Benfica já atingiu registos bem melhores esta temporada.

1 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!