Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

14 janeiro 2011

Jardel e David Luiz. Amigo não empata amigo, muito menos quando trocam SMS

Acredita no destino? Provavelmente não. Mas Jardel (Nivaldo Vieira e não o Mário) deve acreditar - em 2005, quando era um miúdo acabado de fazer os 18 anos, começava a destacar-se no eixo central da defesa do Vitória da Bahia, na sombra de Alex Silva (o irmão de Luisão, mais conhecido por Pirulito, que está no São Paulo depois de passagens menos felizes por França, no Rennes, e Alemanha, no Hamburgo) e David Luiz. Agora, cinco anos mais tarde, vai juntar-se ao último e ao Silva sénior, os dois capitães com braçadeira do Benfica. E sendo certo que, no estilo, é bem mais parecido com o Xerife, passou o dia de quarta-feira a trocar mensagens com o já velho amigo Macarrão.

O Benfica parece renitente em abdicar de David Luiz já em Janeiro mas Jardel, o jovem que conheceu e com quem nunca perdeu contacto, é um substituto natural de algo inevitável - a saída, mais tardar no Verão. Seja para Londres, de onde o Chelsea continua a fazer chegar propostas pouco convincentes; para Manchester, a cidade dos multimilionários do City, que voltarão à carga após o namoro em Julho; ou para Madrid (estava prometido ao conjunto de Mourinho no final da última temporada). E esse, provavelmente, terá sido um dos principais temas nos vários SMS trocados entre ambos.

Jardel é um gigante de 1,92 metros "que de pezudo não tem nada, como pode aparentar", garante um jogador que alinhou com o central. "Tem tanto de altura como de discreto", acrescenta. E até de goleador: apesar de levar apenas um golo no campeonato (frente ao V. Setúbal), consegue fazer a diferença nas bolas paradas. Só não fez mais porque, em Alvalade, o cabeceamento certeiro na sequência de um pontapé de canto acabou por ser (mal) anulado. Essa seria a cereja no topo do bolo - afinal, o primeiro grande português a mostrar interesse em si foi o Sporting, ainda na época 2009/10.

Após várias observações na Amoreira, quando jogava no Estoril, os leões manifestaram interesse no jogador na altura do negócio de Tales, outro elemento ligado à Traffic. E voltou a haver nova conversa em Setembro. Depois, mais nada. E entraram em cena os clubes alemães, que perderam a corrida para o Benfica. Assim, o jogador deve apresentar-se na próxima semana na Luz, até porque Fábio Faria já foi emprestado ao Valladolid.

excepção Jardel chega por uma quantia a rondar o milhão de euros (o Olhanense recebe 75 mil euros e 10% de futura transferência até aos 2 milhões), ficando a Traffic com parte do passe. Mas o negócio acaba por ser uma excepção entre a nova regra que os responsáveis utilizam - a aposta nos jogadores em fim de contrato e a custo zero (a não ser os prémios de assinatura). Por três razões: renovação do plantel, diminuição do orçamento para salários e queda no investimento em passes. E que pode trazer dividendos: só Taiwo (Marselha), Nolito (Barça B) e Nuno Coelho (Académica) estão avaliados em 12,5 milhões de euros.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!