Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

01 outubro 2010

Pode ser coincidência... ou não

José Sócrates é benfiquista. Já o confessou em diversas ocasiões, embora a sua preenchida agenda não lhe permita assistir com regularidade aos jogos das águias. Foi o que aconteceu anteontem. Quinze minutos depois de o Benfica começar a jogar frente ao Schalke 04, para a Liga dos Campeões, o primeiro-ministro anunciou as medidas de austeridade que farão parte do Orçamento para 2011, entre as quais o aumento do IVA para 23 por cento e o corte nos salários da função pública. Coincidência ou estratégia política?

A verdade é que já não é a primeira vez que uma situação deste género acontece envolvendo o Benfica e o actual Governo. Já este ano, no dia seguinte aos encarnados se sagrarem campeões nacionais, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, admite um aumento de impostos. A 13 de Maio, o papa Bento XVI está em Fátima e José Sócrates vem confirmar o que o ministro das Finanças anunciara dias antes.

Em 2005, foi também o Benfica campeão nacional. As águias festejaram à grande no dia 22 de Maio, após uma empate com o Boavista, no Bessa, e, dois dias mais tarde, o primeiro-ministro anuncia o aumento da taxa de IVA de 19 para 21 porcento.

Segundo Manuel Meirinho, conhecido politólogo e professor de Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a ligação entre todos estes factos não passa de "uma mera curiosidade", não existindo "evidências suficientes para se tirar uma conclusão". Outro especialista em comunicação e propaganda política, contactado pelo nosso jornal e que pediu anonimato, teve opinião diferente, defendendo que pode não ser ingénua, da parte do Governo, a escolha do "timing" para a anúncio de medidas impopulares. "Há evidências significativas que apontam nesse sentido. Ao escolherem momentos em que as pessoas têm a sua atenção dividida por outros acontecimentos, dispersam a má notícia e diminuem o impacto dessas medidas impopulares", declarou essa fonte a O JOGO.

1 comentários:

Ora pois tá claro que não tem nada a ver. Quem espécie de pessoa é capaz de imaginar que o ti Socras era capaz de tal artimanha???!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!