Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

19 outubro 2010

El Conejo nasceu há 12 anos

Era notícia na Argentina faz hoje exactamente 12 anos: Javier Pedro Saviola, um adolescente de apenas 16 anos, estreava-se como profissional, com a camisola do seu clube de sempre, o River Plate. Mais: nesse dia, num encontro com o Gimnasia de Jujuy, Saviola estreava-se não só a jogar, mas também a... marcar (é o mais novo de sempre a fazê-lo na estreia), assinando um dos golos dos milionários (2-1). Era o nascer de um avançado de excepção, já com direito a alcunha - El Conejo (Coelho) -, um jogador de estilo próprio, único, um matador elegante.

A data - 18 de Outubro de 1998 - é marcante para o agora avançado do Benfica, mas também para os seus antigos colegas. Aimar era um deles, durando desde aí a amizade praticamente de irmãos que hoje os une, mas havia, no plantel dos milionários, um outro jogador que Saviola jamais esquecerá, quanto mais não seja porque foi ele que lhe pôs a alcunha. Trata-se de Germán Burgos, excêntrico guarda-redes que fez carreira no futebol espanhol.

Ontem, em contacto telefónico com O JOGO, Burgos nem precisou que o situassem, disparando adversário e ocorrências assim que foi confrontado com a data que se assinala. "Foi contra o Jujuy. Ganhámos 2-1, o Javier marcou um golo", recorda Burgos, a propósito daquele que diz ser o "melhor avançado" com quem jogou: "Um craque, dentro e fora do campo. Tem uma grande paz interior. É isso que faz a diferença nele. No dia da estreia, estava calmo e alegre. Contente, como sempre."

Nessa semana de Outubro de 1998, enquanto o técnico Rámon Díaz se preparava para o lançar, Saviola ganhou também a alcunha que ainda hoje o acompanha. Uma alcunha que... é a sua cara, não pelos dentes incisivos, mas pelas características que exibe em campo. "Foi durante um treino nessa semana. Ele apareceu-me isolado, mas cheguei primeiro e desviei. Olhei para o lado, e então ele apareceu não sei de onde, já com a bola. Marcou, olhou para mim e abanou a cabeça de um lado para o outro. Foi então que me saiu: 'É um coelho.'" E Coelho ficou.

1 comentários:

Bendito treinador que o lançou.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/10/preocupacao.html

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!