Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 agosto 2010

Roberto vai ter de sair para provar que é (mesmo) bom - Por Bruno Prata


Por Bruno Prata in Público

O futebol tem vários registos de guarda-redes, até com nome feito, que não justificaram as credenciais e o dinheiro gasto. O exemplo mais próximo de nós talvez seja o de Vítor Baía, que o Barcelona transformou, em 1996, no guarda-redes mais caro do mundo. Não tardou muito a que, em Espanha, se escrevesse que era mais guapo do que portero. Depois disso, de regresso ao FC Porto, ainda venceu uma Taça UEFA e foi campeão europeu...

Também Barthez não conseguiu manter o estatuto que tinha no Mónaco e justificar os 7,8 milhões de euros que o Manchester United pagou por ele. A equipa inglesa confia agora cegamente em Van der Saar, mas o holandês também já teve uma passagem fracassada pela Juventus...

Vem isto a propósito, como é óbvio, de Roberto, que em poucos dias se transformou no ódio de estimação dos benfiquistas.

Recordemos o processo da sua contratação. Jorge Jesus nunca confiou suficientemente em Quim e o Benfica foi ao mercado procurar um guarda-redes de dimensão internacional. Deu-se então a coincidência de o Atlético de Madrid estar com um número elevado de jovens guarda-redes de qualidade. Mas De Gea, que é de facto um superdotado, tinha-se transformado num jogador demasiado caro (é seguido pelo Manchester United), enquanto Asenjo, que era o titular da selecção de esperanças espanhola e tinha custado cinco milhões de euros, havia sofrido uma lesão que só deverá estar curada dentro de um ou dois meses.

Havia também Joel Robles (19 anos), mas Jorge Jesus preferiu a maior experiência de Roberto, que acabara de fazer uma segunda volta espectacular e salvar o Saragoça de descer de divisão. O técnico (tal como nós) observou inúmeros jogos e ouviu a opinião de muita gente. Parecia ser uma aposta segura. As coisas não correram bem, Roberto não teve suporte psicológico para lidar com a pressão e ultrapassar os erros. Provavelmente, vai ter de sair. Mas continuo seguro de que é (ou vai ser) um bom guarda-redes.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!