Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

11 março 2010

FC Porto com outra oposição


Por Santos Neves in A Bola

NÃO há grande clube de futebol que, entre ciclos de êxito, não tenha os de insucesso. Essencial é a extensão desses ciclos. E sempre subsiste, antes de tudo e acima de tudo, o grande problema da competição: só um pode vencer... O FC Porto tem mesmo de digerir a realidade: este não é o seu ano, não será campeão nacional pela 5.ª vez consecutiva... e acaba de sair da Europa com goleada acabrunhante. Como fará essa digestão é o que tem de resolver dentro de si próprio.

Por que falha o FC Porto esta época? Primeiro: pura e simplesmente, não se pode ganhar sempre. Segundo: Benfica e Sp. Braga estão muitíssimo mais fortes. Terceiro: é muito provável haver problema portista chamado... cansaço de ganhar; isso potencia auto- convencimento do qual resultam deslizes... — fatais quando um ou mais adversários rompe(m) o seu próprio ciclo negativo.

O FC Porto habituou-se a hegemónica superioridade em Portugal. Lida muito mal com mais assumida oposição, sobretudo se esta lhe troca as voltas fugindo às guerras verbais, ditas psicológicas, em que Pinto da Costa se tornou marechal ao longo de décadas. Esta época, o presidente do Benfica percebeu, enfim — ou alguém teve capacidade para o convencer —, que não poderia continuar nessa guerrilha. E o FC Porto está impedido de assim atacar o Sp. Braga, pois com ele firmou especial pacto de amizade. De somenos a punição disciplinar de Pinto da Costa — ressalvada a hipótese de ter ajudado Filipe Vieira a conter-se... Em síntese: sem jogos verbais, o FC Porto perdeu chão onde se agarrar nos momentos periclitantes.

Ficou o futebolzinho em campo. Aí, o FC Porto enfraqueceu- -se, enquanto Benfica e Sp. Braga multiplicaram capacidades. Por isso, no dia D para definir quem era quem, não foi capaz de evitar derrota perante Benfica que vinha de empate em Olhão e estava desfalcado de Pablo Aimar, Dí Maria, Fábio Coentrão...; essa hora e meia crucial à beirinha do termo da 1.ª volta confirmou importantíssima diferença entre as duas equipas: quase opostos pólos de... convicção! (com base nela, o Benfica até se deu ao requinte de excelente exibição do menino Urretavizcaya que ainda não jogara e logo de seguida seria emprestado...). Como imediata consequência, portistas sem tino num átrio dos balneários... E, bem mais tarde, noutro dia em que não podia falhar, o FC Porto sucumbiu com 3-0 do Sporting.

O FC Porto não aguentou enorme subida de rendimento do Benfica e do Sp. Braga. Sobretudo psicologicamente, não teve consistên- cia para o bem mais alto ritmo que lhe foi imposto. O tal hábito de vencer campeonatos quase passeando... Somada a perturbação portista à contínua força benfiquista e bracarense, foi sendo impossível manter camuflagem das perdas de potencial em sucessivos rescaldos de vendas e compras... Épocas a fio, o FC Porto foi disfarçando a quebra de qualidade vinda das saídas de Pepe, Anderson, Assunção, Bosingwa, Quaresma... Jesualdo Ferreira muito fez crescer Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles, Fernando, agora Varela — e as debilidades dos adversários também muito ajudaram... Para esta temporada, foram-se mais três pilares: Chissoko, Lisandro, Lucho Gonzalez... Álvaro Pereira resolveu bem o primeiro problema (que distância entre ele e Shaffer que o Benfica foi buscar após Pereiralhe fugir...). Falcao (outra corrida ganha ao Benfica...) é muito bom; tendo características bem diferentes de Lisandro, houve que moldar outro processo ofensivo. Para render o patrão Lucho Gonzalez é que nicles... Mesmo com crescente grau de dificuldade para tapar sucessivos rombos, o FC Porto partiu do princípio de que, mais ou menos facilmente, seria pentacampeão. Eis que Benfica e Braga desataram a gritar-lhe persistente não! E isso, roendo os nervos portistas (não conseguir chegar à tão habitual liderança), inviabilizou voltar a esconder como a qualidade do plantel vai descendo. Londres foi brutal consequência. Paga o patau o treinador tricampeão...

1 comentários:

E esta gente a dar-lhe: a não querer ver a verdade. Este Porto do corrente ano é que é o normal. Quando o Benfica foi grande, foi-o com muitos Presidentes, democraticamente eleitos. Porque será, que o tal Porto, só fez alguma coisa apenas com este seu actual presidente. Quando ele se eclipsar, volta ao normal, como agora. O que ganhou, e tal é irrefutável, foi á custa de batota, droga, jogadas de bastidores, corrupção e sobretudo enfraquecimento propositado do adversário e benefício próprio. Comiam a dois carrinhos; 3 pontos para eles e menos 3 para o "inimigo". Por isso, quem não quer ver isso, creio que só o pode fazer por má fé.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!