Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

14 janeiro 2010

Campeonato vai ferver!


Por Santos Neves in A Bola

FORTE aquecimento à vista no campeonato nacional de futebol. A viragem para a segunda volta marca entrada em sucessivos tempos de sim ou sopas, os quais, claro, mais e mais se irão vincando. Tudo indica que o despique a três pela glória do título irá dar brado, renhidíssimo ao milímetro.

A fechar a primeira metade da maratona, Sp. Braga e, sobretudo, o Benfica enfrentavam notório risco e ultrapassaram-no de forma convincente: um não tremeu em sua casa perante o Nacional 4.º classificado e capaz de pregar partidas aos mais pintados; o outro obrigou o Rio Ave à primeira derrota no seu campo (terá ou não sido o mais difícil jogo do Benfica em terreno alheio, como Jorge Jesus antecipadamente afirmou que seria — ai os jogos mentais, ainda a quatro meses de o Benfica ir ao Dragão...; importantíssimo foi! — pelo grau de dificuldade, e, muito mais, pelo tempo psicológico de não mostrar fragilidade face ao Sp. Braga que já ganhara e ao FC Porto que via grande hipótese de se aproximar).

Agora, uma semana depois, voltam a ser Sp. Braga e Benfica os submetidos à maior pressão... O FC Porto, tal como o Sporting, espreita deslizes, ambos na segunda jornada a fio em sua casa. Sp. Braga, em Coimbra, e Benfica, no Funchal, é que muito deverão ter de pedalar...; a Académica cresce, cresce desde que Villas-Boas assumiu o comando técnico (13 pontos em 8 jornadas, face a 3 pontos nos 7 jogos antes da mudança de treinador), e o Marítimo, embora muito mal nas últimas três rondas, está a par do Rio Ave e não terá desistido de acesso à Europa. Iniciar bem a segunda volta é tão importante como bem ter concluído a primeira... E não é só pontos o que está em jogo...; outra questão chave é o ímpeto anímico (de quem vai na frente e de quem persegue), reforçando ou enfraquecendo o balanço para o salto seguinte. E, após fim-de-semana dedicado a meias-finais da Taça da Liga, o que virá a seguir promete mais aquecimento...: Sp. Braga-Sporting, Nacional-FC Porto, Benfica-V. Guimarães.

Sp. Braga e Benfica têm sido as melhores equipas no campeonato e não só em regularidade, também na qualidade de várias exibições. Porém, friso: não sou dos que consideram ter o FC Porto insuficiente qualidade de plantel para voltar a sagrar-se campeão. E considero incrivelmente absurda uma certa onda de dúvidas (sempre de portistas...) sobre as capacidades do treinador Jesualdo Ferreira!... Tenho como certo que o rendimento do FC Porto depressa irá subir — e a luta de tracção à corda estará na capacidade de Sp. Braga e Benfica para, pelo menos, manterem o actual nível.

HÁ suficiente amplitude de qualidade no plantel bracarense para aguentar ferozes perseguições? Não creio. Por isso, sujeito a derrota com o Trofense, acaba de ser eliminado da Taça da Liga. Talvez Domingos Paciência, pensando na liderança do campeonato, diga aos seus botões «antes assim...». Muito cedo também afastado da Europa, o Sp. Braga poderá lançar mão deste trunfo: não multiplicar desgastes, como FC Porto e Benfica terão de fazer (um pouco menos os benfiquistas, porque fora da Taça de Portugal), em absoluto se concentrando na prova em que está a ser... fantástico.

OUTRA questão não de somenos: até quando durará o Inverno com tremenda chuva que torna os campos de futebol quase impraticáveis? A prolongar-se, que equipas melhor se adaptarão? Parece-me que, aí, o Benfica tem desvantagem; pelas características (grande tecnicismo, notória fragilidade em mais intenso corpo-a-corpo) de jogadores muito importantes, para não dizer decisivos (Aimar, Di María, Saviola, Coentrão, de algum modo também Ramires e Nuno Gomes), sendo essas características a base do mais forte tipo de futebol da equipa (tabelas em progressão para rápidas transições atacantes), que se arrisca a cair pela base.

Para mim, ponto assente: este campeonato vai mesmo ferver!

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!