Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

30 dezembro 2009

Ninguém oferece tanto como ele


Por Bruno Venâncio in O Jogo

Um suplente que vale ouro. Fábio Coentrão, apesar de apenas ter sido titular em quatro jogos no campeonato (foi utilizado em 12), leva já seis assistências para golo e é, neste capítulo, o líder da Liga Sagres. Estes números ganham ainda maior relevo se pensarmos que, na época passada, ele fez apenas duas nas 16 partidas em que actuou pelo Rio Ave. Mas há mais dois benfiquistas em destaque neste ranking: Aimar (com cinco assistências) e Di María (com quatro). Curioso é o facto de, nos oito mais, não figurar nenhum jogador do líder Braga nem do Sporting.

Fábio Coentrão ganhou, com Jorge Jesus, um lugar no plantel encarnado. Depois de duas épocas a rodar (no Nacional, na segunda metade de 2007/08, e no Saragoça e no Rio Ave, na época passada), o extremo apresentou-se na última pré-temporada com mais experiência e, acima de tudo, muito mais maturidade. Apesar de não ter conquistado a titularidade, que já estava destinada a Di María, Coentrão ganhou espaço no seio da equipa e no coração dos adeptos, fruto das boas exibições e das declarações de entrega à causa benfiquista, expressas em entrevista concedida a O JOGO onde assegurava já ter ultrapassado a fase em que sofria pelo Sporting.

Passou a ser a primeira opção para sair do banco, o que aconteceu logo na primeira jornada, frente ao Marítimo, quando aos 17' entrou para o lugar do lesionado Carlos Martins. O jovem deu conta do recado e, de livre, acabou por assistir Weldon para o golo do empate. Nas três jornadas seguintes, Coentrão não parou de oferecer golos aos colegas. Em Guimarães, entrou na segunda parte e bateu, já nos descontos, o livre a que Ramires respondeu com um cabeceamento certeiro para a vitória. Depois, na goleada caseira sobre o Setúbal, entrou aos 64' e fez o cruzamento para o último golo dos encarnados, apontado por Nuno Gomes. E, em Belém, voltou a entrar a meio da segunda parte e a fazer um passe mortífero, desta feita para Ramires, no último golo do jogo.

Depois de três jogos em branco, foi adaptado pela primeira vez a lateral-esquerdo, devido a lesão de César Peixoto no aquecimento, e cumpriu na perfeição a defender… mas também no ataque, servindo Cardozo e Saviola para os dois primeiros tentos da equipa na goleada ao Nacional. Desde então não mais logrou fazer um passe para golo, mas continua a liderar a tabela dos oito melhores assistentes da Liga.

As seis assistências confirmam a influência de Coentrão no desempenho atacante dos encarnados, apesar da condição de suplente. De resto, o extremo até já se estreou pela Selecção Nacional, no encontro disputado na Luz, frente à Bósnia, a contar para o play-off de apuramento para o Mundial'2010, e acalenta agora a esperança de ser um dos eleitos para a fase final, na África do Sul.

Assistentes: "os 8 mais"

FÁBIO COENTRÃO (Benfica) 6

AIMAR (Benfica) 5

MARCINHO (Marítimo) 5

RÚBEN MICAEL (Nacional) 5

BELLUSCHI (FC Porto) 4

DI MARÍA (Benfica) 4

DJALMA (Marítimo) 4

FALCAO (FC Porto) 4

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!