Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

10 dezembro 2009

Di María chega aos 100



Por Ana Proença in O Jogo

Ángel Di María vai completar o 100º jogo oficial com a camisola do Benfica no próximo sábado, frente ao Olhanense, quando passarem 870 dias que assinou pelos encarnados, em Julho de 2007. Na sua terceira temporada de águia ao peito, o herdeiro da pesada camisola 20 de Simão Sabrosa já nada tem a ver com o puto lingrinhas e tímido que os encarnados foram buscar ao Rosário Central, juntamente com o médio Andrés Díaz, por seis milhões de euros.

Desde então, Di María cresceu em todos os aspectos: está mais forte fisicamente, o que lhe dá claras vantagens no um-contra-um; melhorou o seu sentido de jogo colectivo; tem mais espírito de sacrifício para defender. Aliás, o losango de Jorge Jesus no meio-campo obriga-o a apoiar muito mais o lateral-esquerdo, algo que tem feito sem problemas.

Se, na época passada, a evolução era ténue, dada a utilização irregular por parte de Quique Flores, esta temporada Di María explodiu, tornando-se um dos mais cobiçados jogadores da Europa, alvo de interesse de clubes como Chelsea e Manchester United. "Defendo mais, ataco mais: é tudo melhor", declarou o jogador, em entrevista a O JOGO, em Setembro último. O jovem argentino queixava-se da pouca continuidade que tivera na época transacta. "Não tinha a cabeça boa, porque não jogava mais de dois jogos as titular", disse. Esta época tudo é, contudo, diferente para Di María.

O miúdo não tem parado de jogar, sendo peça nuclear na equipa de Jorge Jesus; renovou até 2015 com uma cláusula de rescisão de... 40 milhões de euros; foi elogiado várias vezes por Maradona, que lhe anteviu para breve o estatuto de vedeta mundial; e viu ainda o seu passe ser avaliado em 22 milhões de euros pelo Benfica Stars Fund - que adquiriu 20 por cento dos seus direitos económicos, tendo a SAD encarnada ficado na posse de 70 por centro (os outros dez por cento estão na posse da Gestifute).

Ulisses Santos, agente FIFA, considera que Angelito vai, muito provavelmente, ultrapassar Simão Sabrosa, o jogador da história do Benfica até hoje vendido por um preço mais alto: 20 milhões de euros. "Na minha opinião, o Di María vale mais do que os 22 milhões estabelecidos pelo Benfica Stars Fund, tendo em conta o seu potencial e pensando que irá jogar o Mundial da África do Sul. Ele tem um enorme talento e, como só tem 21 anos, pode dar muito, durante muitos anos, a um clube", sustentou, a O JOGO.

Quem o viu e quem o vê

Em apenas dois anos, Di María ganhou 12 quilos, tendo crescido ainda dois centímetros. Quando chegou à Luz, com 19 anos, tinha 64 quilos e 1,79 metros, estando agora nos 76 kg e 1,81 metros de altura. O "antes e depois" pode ver-se nestas duas fotos, sobretudo nas pernas, onde a massa muscular quase que duplicou.

William Kvist foi o primeiro adversário directo
"Lembro-me de que era jovem, mas muito rápido"

William Kvist lembrava-se bem de Di María quando ontem foi contactado pelo O JOGO para falar desse confronto, de 29 de Agosto de 2007, em Copenhaga. Foi o primeiro encontro oficial do argentino pelo Benfica - contava para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões -, e o jogador recém-chegado mostrou ter toque de bola, apesar de ter pecado por querer resolver tudo sozinho. "Lembro-me de que era um jogador muito jovem, ainda a tentar aprender a forma como a sua equipa jogava", comentou Kvist. "Era muito rápido e falhou alguns golos", acrescentou."Se foi fácil de marcar? [risos] Foi mais fácil, porque jogou numa posição mais interior. Mas já se via que tinha potencial para vir a ser um grande jogador. Tinha técnica e qualidade de passe", disse.

Jogo 1 | [29/08/07]
Copenhaga 0 | Benfica 1

Angelito usou pela primeira vez a camisola 20 que herdou de Simão e não tremeu, apesar se ser um jogo importantíssimo. Longe de fazer uma grande exibição, teve pormenores que deixaram água na boca dos adeptos.

Jogo 20 | [04/12/07]
Shakhtar Donetsk 1 | Benfica 2

Ao fim de pouco mais de três meses na Luz, Di María começava a perder o estado de graça. No frio ucraniano, alternou óptimos pormenores com erros primários. Mas ajudou os encarnados a seguirem em frente na Europa.

Jogo 40 | [11/04/08]
Benfica 0 | Académica 3

O argentino começou esta partida no banco, mas entrou ainda na primeira parte, quando a sua equipa já perdia por 0-2. Estava na fase da complicação em que era mais parte do problema do que da solução.

Jogo 60 | [23/01/09]
Belenenses 0 | Benfica 0

Nesta altura, já o Benfica tinha 90 por cento do seu passe, muito valorizado depois dos Jogos Olímpicos de Pequim. Realizou mais uma exibição irregular e foi substituído a meio da segunda parte por Carlos Martins.

Jogo 80 | [23/05/09]
Benfica 3 | Belenenses 1

A última jornada da época passada marcou o 80º jogo de Di María pelo Benfica. Voltou a ser substituído, desta vez aos 76', e acabou uma época que não lhe deixou saudades.


Ainda lhe falta marcar mais golos

Num ponto, Di María pode ainda melhorar: no número de golos marcados. Desde que chegou à Luz, o camisola 20 soma apenas seis golos em todas as provas oficiais, sendo que esta época apenas assinou um, frente ao Vorskla Poltava, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa - o Benfica venceu essa partida por 1-0.

O internacional argentino é o segundo jogador mais atacante da Liga Sagres, a seguir a Alan, do Braga, com uma média de 10,45 ataques por jogo. Mas a idealização e iniciativa do ataque não tem tido correspondência na finalização, onde desperdiça muitas oportunidades. Di María até remata, aliás, consta na tabela dos que mais atiram à baliza no principal escalão do futebol português - é o oitavo da lista, com um total de 30 remates, a uma média de 2,73 por partida. Mas falta-lhe acertar no alvo.

Jorge Jesus já fez sentir isso ao jogador dando-lhe indicações para apurar mais a finalização durante os treinos, tornando-se também uma arma perigosa na altura do remate. Quando, à imagem de Simão, conseguir números acima da dezena de golos por temporada, então Di María será um caso... ainda mais sério.

Di María de águia ao peito

ÉPOCA Liga Taças Europa

J G J G J G

2007/08 26 0 8 0 11 1

2008/09 24 2 6 1 5 1

2009/10 11 0 1 0 7 1

Totais: Liga Taças Europa

J G J G J G

61 2 15 1 23 3

1 comentários:

"Ángel Di María vai completar o 100º jogo oficial com a camisola do Benfica no próximo sábado, frente ao Olhanense"...

que vai completar o 100º jogo é de esperar, agora se seja contra o olhanense é que ainda é cedo para andar a assumir o muito provável como verdade consumada!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!