Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

22 dezembro 2009

16 anos à espera de um Natal assim


Por Bruno Venâncio in O Jogo

O Benfica vai entrar em 2010 com quatro pontos de avanço sobre o FC Porto, depois da vitória caseira de domingo sobre os dragões. Em si, este facto não é muito relevante. O que é surpreendente é a quantidade de tempo que passou desde a última vez que os encarnados conseguiram ultrapassar o Natal com uma superioridade pontual sobre os dragões tão grande como a desta época: foi há exactamente 16 anos, em 1993/94, ano de... título para o Benfica. Pode ser um bom prenúncio para o que falta desta época.

Com Toni ao leme de uma equipa que tinha, como grande figura, João Vieira Pinto, o Benfica chegou ao fim do ano com 23 pontos, mais cinco que o FC Porto, mas também mais um jogo disputado. As vitórias, no entanto, valiam apenas dois pontos nessa altura, pelo que, se valessem três, como acontece hoje, o Benfica teria os mesmos 33 pontos que contabiliza neste momento, contra 24 do FC Porto, que, mesmo ganhando o jogo em atraso, ficaria a seis dos encarnados. Curiosamente, o Benfica tinha as mesmas dez vitórias, três empates e apenas uma derrota que regista neste momento.

Depois dessa época, apenas por uma vez os encarnados conseguiram terminar o ano à frente dos dragões: foi na temporada passada, durante o consulado de Quique Flores. Aí, o Benfica contava, à 12ª jornada, 26 pontos, mais dois que Leixões e FC Porto. Vantagem que acabaria por ser anulada pelos azuis e brancos no decorrer da época.

Curiosamente, na época do último título encarnado o Benfica entrou no novo ano com menos um ponto que os dragões, ao fim de 15 jogos. A equipa comandada por Giovanni Trapattoni dividia o segundo lugar com o Sporting. O Benfica haveria de conquistar o título, terminando a época com mais três pontos que os dragões.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!