Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

22 dezembro 2009

Coragem e coerência de Jorge Jesus foram premiadas

Por Bruno Prata in Público

1. A vida de um treinador é feita de altos e baixos, de elogios fáceis e também de incompreensões, sendo ainda verdade que há diversos caminhos possíveis que podem ser trilhados por um técnico para atingir o sucesso no futebol. Mas há algo que normalmente acompanha os verdadeiros vencedores: a coragem e a confiança férrea nas suas próprias ideias. É isso que deve principalmente ser tributado a Jorge Jesus, que frente ao FC Porto pode bem ter dado um passo decisivo para interromper o ciclo de conquistas do rival nortenho.

E o técnico benfiquista começou a consegui-lo mesmo antes do início do confronto na Luz, ao não ter dúvidas em manter a coerência táctica e o modelo de jogo. Sem Di Maria e o seu substituto natural (Fábio Coentrão), recorreu à terceira opção e apostou num jogador (Urreta) que foi o primeiro a reconhecer ter ficado surpreendido com a decisão. É também assim que se conquista o respeito e a consideração de um balneário.

2. Jesualdo Ferreira foi (e vai continuar a ser) julgado por ter voltado a optar por Guarín em detrimento de Belluschi. Mas quem não cede a leituras primárias e esteve atento ao que se passou na Luz terá percebido que o problema não esteve aí. A presença do argentino não teria, por si só, resolvido nada. Os problemas que o FC Porto revelou foram mais profundos e difíceis de resolver. Ao contrário do que é habitual, o FC Porto perdeu no tabuleiro mental. E isso é que foi verdadeiramente surpreendente e decisivo.

3. Está a tornar-se moda os presidentes despedirem os técnicos, ao mesmo tempo que os elogiam. Depois de Bettencourt foi a vez de Viana do Carvalho vir dizer que João Carlos Pereira tinha meia equipa lesionada e que nem o melhor treinador do mundo daria a volta à situação do Belenenses. Então por que o despediu?

2 comentários:

O Jesualdo jogou para o empate e perdeu... Uma equipa com 3 médios defensivos não merecia outro resultado...

"O Porto perdeu no tabuleiro mental" Quê????

Nunca são capazes de admitir a superioridade dos adversários do Porto!!!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!