Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 novembro 2009

Jesus: o autogolo na vida do rei dos golos



Por Rui Tovar in ionline.pt

O Benfica marca que se farta na Liga Sagres e na Liga Europa mas o último golo da carreira do seu treinador foi na própria baliza. Há 27 anos


Manuel Fernandes (244 golos), Domingos Paciência (144), Jorge Costa (20), Van der Gaag (17), Paulo Sérgio (16), Jorge Jesus (13), Augusto Inácio (9), Carlos Brito (6), José Mota (2), Lito (2) e Carlos Carvalhal (1). Dos actuais 16 treinadores da Liga Sagres, 11 marcaram na 1.ª Divisão como jogadores, mas só um é que fez autogolo.

Falamos de Jorge Jesus, também conhecido como JJ, o treinador do Benfica mais goleador dos últimos tempos, com 51 golos em 17 jogos, incluindo todas as competições. Foi há precisamente 27 anos, no dia 21 de Novembro de 1982, durante o Portimonense-Vitória Setúbal (1-0), para a 10.a jornada da 1.ª Divisão.

O Benfica de Eriksson ganhara 1-0 em Vila do Conde, com Nené a facturar. O Sporting batera o Boavista por 4-2, com golos do trio famoso (Manuel Fernandes, Jordão e Oliveira, que já aí acumulava as funções de treinador). O FC Porto de António Morais, na ausência de José Maria Pedroto, doente, despachara o V. Guimarães de Manuel José (3-1) com bis de Gomes. Ou seja, todos os nomes do futebol português deram que falar. Por isso, Jesus não podia, de uma maneira ou outra, faltar à chamada. E foi assim que marcou o último da carreira na 1.ª Divisão. Não festejou, está visto!

"Foi um azar tremendo. Acho que a bola nem sequer ia à baliza", desabafou Jorge Jesus, na altura médio do V. Setúbal, treinado por Manuel de Oliveira, à saída do estádio do Portimonense, consumada a derrota no último minuto. "Lutámos muito para sair daqui com um ponto, mas toda a estratégia ruiu no último instante."

Fatal como o destino O lance em causa ocorreu na sequência de um livre marcado por Raul Águas para a direita, onde surgiu Norton de Matos a fazer um cruzamento-remate. A bola, por capricho, bateu na perna direita de Jorge Jesus e traiu Padrão. Os portimonenses festejaram efusivamente e todos os elementos do banco de suplentes entraram pelo relvado dentro, à excepção do técnico Artur Jorge, que se manteve sentado e sereno. "Sempre fui assim, muito comedido. Até quando ganhei a final da Taça dos Campeões-87 pelo FC Porto. Mas por dentro sentia sempre uma alegria enorme", diz o próprio ao i.

Curiosidades Pois então, Jorge Jesus marcou 14 golos na 1.a Divisão, o último deles na baliza errada. Mas não há crise, porque esse campeonato, ganho pelo Benfica, registou mais dez autogolos além do de JJ. E o Portimonense, curiosamente, foi o maior beneficiado, por três vezes.

Outros Se Jesus esteve no sítio errado na hora errada, o que dizer então do defesa-central estorilista. Cansado? Porque foi ele o recordista de autogolos nessa época 1982/83, com um bis - em Portimão (0-6) e em Alcobaça (1-3).

Mas o mais engraçado é que até houve um jogo com três autogolos. Aconteceu no Varzim-Marítimo, 3-2, com os infelizes Beca (a favor dos poveiros) mais Lúcio e José Albino (para os madeirenses).

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!