Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

02 novembro 2009

Crónica de José Manuel Delgado


Responsabilidade histórica

Por José Manuel Delgado in A Bola

O líder Sp. Braga está à frente de três equipas que têm orçamentos superiores ao seu. O Benfica, segundo classificado, está atrás de uma equipa com orçamento inferior ao seu e à frente de outra com orçamento superior. O FC Porto está atrás de duas equipas que, juntas, têm um orçamento inferior àquele de que dispõe. O Sporting está atrás de duas equipas que possuem orçamentos superiores ao seu e ainda atrás de quatro equipas que, mesmo juntando os seus orçamentos, ficam aquém daquilo que os leões gastam. Por isso, se fossem os orçamentos a impor as classificações, o FC Porto era primeiro, o Benfica segundo, o Sporting terceiro e o Sp. Braga quarto. E se fôssemos apenas por essa via, o Sporting estaria à frente de Sp. Braga, Rio Ave, Nacional e U. Leiria. E não está.

O Sporting precisa de criar mais receitas? Sem dúvida. O Sporting precisa de recuperar a confiança dos adeptos? Inevitavelmente. O Sporting precisa de devolver ao clube uma dinâmica de vitória, cada vez mais distante depois de quatro jogos seguidos, na Liga Sagres, sem ganhar? Obviamente. O Sporting precisa de se reagrupar e acabar com as lutas intestinas - que metem actos de terrorismo, - denunciadas pelo presidente José Eduardo Bettencourt? Sem falta.

Há três dias, escrevi, em editorial, que os sportinguistas tinham de levar muito a sério o momento extremamente delicado que o clube atravessa - e não estava a referir-me a mais empate, menos derrota - mas sim ao lastro que os leões estão a perder no que toca ao embate com o futuro.

Repito-me: com o devido respeito, Paulo Bento, sim ou não, é questão menor. Fundamental é que a Administração da SAD e o Conselho Directivo do Sporting convençam sócios e adeptos de que estão a trilhar o caminho certo. E esse desiderato só será conseguido quando a alegria regressar às bancadas de Alvalade. Algo que parece, hoje por hoje, a anos-luz...


Há vida para além da derrota
Foram serenas as palavras do treinador do Benfica após o insucesso de Braga. Jesus sabe que só por uma vez na história os da Luz foram campeões invictos (da outra vez que terminaram sem derrotas foram segundos...) e é impossível para qualquer equipa do manter um ritmo do outro mundo como os encarnados vinham conseguindo. Bem pode dizer o Benfica, olhando para o que FC Porto e Sporting fizeram, que podia ter sido bem pior.

"O campeonato tem mais um candidato que é o Sp. Braga. A partida não correu bem ao Benfica. Mas ainda há muito campeonato. .."
Jorge Jesus, treinador do Benfica

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!