Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

02 novembro 2009

Crónica de António Magalhães

O tamanho do risco

Por António Magalhães in Record

Os números são astronómicos e assustadores: o passivo do Benfica na SAD é de 160 milhões e o do clube chega aos 250. A este registo junta-se um exercício (08/09) que atingiu os 34,8 milhões negativos. Por outras palavras, quem se detivesse apenas nos números era bem capaz de apagar as luzes e fechar a porta. Não é que os números enganem, mas há um fator que transforma todo este cenário: o futebol.

L. F. Vieira, que há seis anos encontrou o clube no corredor da morte, definiu para esta época uma aposta total no futebol. Melhor: decidiu que esta época não podia falhar. Sim, porque a anterior teve também esse pressuposto. Só que depois do fracasso de Quique e de mais uns milhões perdidos, e pese embora toda a força da marca, a dimensão do clube e a grandeza da massa adepta, mais se reforçou aquela necessidade. Não tenhamos ilusões: só com resultados desportivos se alimenta um gigante como o Benfica.

À parte do percalço em Braga, a aposta deste ano está a correr (muito) bem, pelo que é com esse cenário de fundo que os números parece não terem a relevância e o perigo que indicam. As exibições e resultados da equipa de Jesus e a consequente euforia, dobram (triplicam?) o potencial único que o Benfica tem para gerar receitas. Mais: à valorização dos ativos (de inquestionável valor e que transformam o Fundo numa mina) e a toda a exploração comercial associada à marca, junta-se o horizonte de 2013 em que o Benfica vai negociar direitos fundamentais (televisão, por exemplo). Este é o plano. Que era de enorme risco quando começou mas que agora parece poder ser escrupulosamente cumprido. Se a bola continuar a entrar, claro.

3 comentários:

E qual é o risco de uma equipa do norte que apesar de tantas vendas magnificas continua com um enorme passivo?? Será que aguentam não ganhar? Porque será que esta pergunta não é feita e só falam do Benfica... dos outros ninguém quer falar porque só o Benfica e o segundo clube de Portugal, o anti-Benfica, interessam!

Mais engraçado é que esta noticia foi entregue à CMVM no dia 30 (6ªFeira) - http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR25759.pdf - mas só ontem é que os jornais se lembraram!!!

Quando deixa de haver assunto negativo eles lembram-se de manter o Anti-SLB entretido.

Gerir uma casa com dinheiro qualquer pessoa o faz, o inverso já é trabalho para os melhores.

E actualmente é raro o lar das pessoas comuns que não lide com bastantes dificuldades económicas, o BENFICA é mas um desses lares.

Alugar jatos-limusine é só para quem tem muito para gastar porque é rico... ou então porque o quer aparentar... ou então porque esbanjar dinheiro que não è da sua conta bancária é coisa normal para colarinho branco... Infelizmente é o que mais acontece, e seria tão bom que isso acontecesse só no futebol.

São milhões os chefes de família, e empresários por esse mundo fora, que andam a gerir diariamente com "falências técnicas".

O actual Presidente do BENFICA já demonstrou que tem tomates para pegar em algo desfeito, e peça a peça lá vai compondo o puzzle.

Por isso, onde está o problema?

Eu próprio me ofereço para gerir essa dita "falência técnica", porque infelizmente nunca conheci o que é viver sem ela, mas VIVO, e nunca me faltou a sopa na mesa, nem o tecto pra dormir, nem formas para comprar os meus medicamentos vitais.

Falta de fé e desistir, é coisa para fracos.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!