Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

05 setembro 2009

Crónicas

Quando meter quatro altera tudo
Poucos reforços no onze para grandes mudanças

Por Luís Antunes in Jornal de Noticias

A imagem do Benfica 2009/10 é claramente mais pujante e superior à da época anterior. É um facto que o plantel recebeu dez reforços, mas o onze só tem quatro nomes distintos: Shaffer, Javi Garcia, Ramires e Saviola.


A actual equipa exibe maior competência e alcançou uma performance superior à de Quique Flores. Sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota na pré-época, em comparação com os dois triunfos da época transacta. E, ao final da terceira jornada Liga, possui o dobro de tentos marcados (10) e metade dos sofridos (2), em comparação com idêntico período de 2008.

Os números não concedem margem de dúvida e, numa primeira análise, poderia perspectivar-se que a transformação fosse motivada pela eventual revolução da entrada de atletas novos - uma dezena, neste caso. O raciocínio é possível, mas está profundamente errado.

O onze-tipo de Jorge Jesus mantém sete elementos do desenho predilecto do espanhol e apenas introduz quatro. E, por vezes, apenas três caras novas em relação aos preferidos de Quique Flores. Javi Garcia, Saviola, Ramires e Shaffer constituem o núcleo novo. Embora, o lateral argentino nem sempre jogue, uma vez que o técnico parece manter o dilema sobre a solução definitiva na esquerda da defesa, onde a colocação de David Luiz origina a recuperação de Sidnei, outro antigo titular. Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Di Maria, Aimar e Cardozo transitam do esquema anterior.

A pequena alteração de quatro unidades é, aparentemente, suficiente para uma modificação substancial do nível de jogo. No entanto, é, naturalmente, acompanhada por outras variantes subjectivas, mas evidentes.

A modificação do sistema de jogo, que passou de um 4x4x2 clássico para um modelo losango, e a reorganização de algumas peças - caso mais notório de Pablo Aimar que recuou no terreno -, são duas variantes fundamentais.

A qualidade e diferença substantiva da nova liderança técnica, que até ao momento conseguiu potenciar e valorizar a maioria dos jogadores, estará talvez no topo da pirâmide e constitui a principal influência na profunda melhoria do Benfica 2009/10.

1 comentários:

Tenho dificuldade em perceber estas contas... 10 reforços? Não está a haver um exagero (natural) do jornalista?

Ora somando aos 4 Javi, Ramires, Saviola e Shaffer que foram todos contratados para titulares, os restantes que vieram para aumentar as opções, Coentrão, Weldon, Júlio César, César Peixoto, Felipe Menezes, e no fim ficam 10 ou 9? Ou o senhor jornalista esqueceu-se que o Patric foi contratado mas não está no plantel? Ou conta com o Roderick e assim também devia contar com todos os juniores. Estou a esquecer-me de alguém ou quem é pago para fazer um trabalho é que é leviano e conta mal?

Muito gostam eles de exagerar nas contas que se faz sobre números e dinheiro dos reforços do Benfica, mas não fazem com um critério idêntico quando se trata dos outros.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!