Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

11 maio 2012

O excêntrico

Crónicas de João Querido Manhã, in Record

A crise da União de Leiria, repleta de situações tragicómicas, deu a conhecer, em fecundas entrevistas, a personalidade mirabolante do novo líder do futebol nacional, uns meses depois de eleito para presidente da Liga num processo a que o público e os meios tinham dispensado pouca atenção. Mário Figueiredo é, afinal, um combatente em cruzada pela distribuição equitativa dos direitos de televisão, que merece ser acompanhado, pois promete frequentes momentos de grande hilaridade – um novo Robin dos Bosques que quer tirar aos grandes para dar aos pequenos.

Figueiredo defende com entusiasmo o seu “conteúdo” e assume uma comparação arrasadora: a Liga espanhola é menos competitiva que a portuguesa. Pretende que a massa financeira cresça com o alargamento da Liga, partindo do princípio de que os clubes acrescentados fazem aumentar as audiências. Exige que os clubes grandes recebam menos direitos de televisão, para se aproximarem dos que recebem menos. E está convencido de que existem televisões para continuar a pagar para transmitir um campeonato desacreditado pelas arbitragens e pelo tráfico de influências.

E, empunhando a bandeira dos clubes revoltosos, acha que tem nas mãos uma indústria florescente, pujante e organizada. Considera até que pode prosseguir alegremente uma estratégia de confrontação aos clubes “dominantes”, que os jogadores do seu núcleo de eleitores podem jogar sem receber salário ou que uma equipa com meia dúzia de juniores amadores numa competição profissional seja preferível a uma honesta declaração de falência.

Acrise do futebol português é tão aguda, que não há tempo para rir com o rumo do seu líder, que ainda se expressa como aquele excêntrico do anúncio do Euromilhões. As decisões que estão a ser tomadas já não têm retorno, vão passar a dirigentes vindouros uma herança sem salvação, exceto para os que já se encostaram aos milhões da UEFA. A brincadeira do alargamento é tão perigosa que justificaria, desde logo, a reserva de bens pessoais dos dirigentes envolvidos como garantia de cobertura das dívidas obscenas que se preparam para agravar, na maior das impunidades.

Mário Figueiredo desafia a PPTV (tem dificuldade em pronunciar Olivedesportos), partindo da premissa de que foi Joaquim Oliveira quem levou o futebol português à falência. Ora, não foi.

Na verdade, a sobrevivência da maioria dos clubes, incluindo os grandes, nos últimos 25 anos só foi possível pelo financiamento dessa entidade, também chamado de FMI do futebol, sem culpa da gestão desvairada e criminosa de tais fundos. O que o estrambótico presidente da Liga propõe agora, quando a maioria dos clubes ainda tem de ressarcir o magnate por quatro ou cinco anos de receitas adiantadas, é a repetição do que outro visionário fez há 12 anos, quando, igualmente na crista de uma onda revolucionária, decidiu rasgar uns contratos. A Figueiredo só lhe falta, por estes dias, um lema do tipo “um euro é um euro”.

1 comentários:

O Manha está a ler a "coisa" de pernas para o ar!
Ou é ingénuo ou coisa bem pior...

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!