Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

30 março 2012

O caso Cardozo

Crónicas de João Malheiro, in Destak, 

Há jogadores assim. São sim, muito sim, quase sempre sim. Ainda assim, o povo da bola diz não, diz assim-assim, diz poucas vezes sim. São jogadores controversos, jogadores discutidos. São jogadores que não jogam lindo, que arreliam, que falham golos, até falham penáltis. Cardozo, paraguaio, o ponta-de-lança do Benfica, é um desses jogadores. A plateia, não poucas vezes, verbera-o, reprova-o, assobia-o. A especificidade da posição tem dessas coisas.
Cardozo, para os benfiquistas, também para os opositores, é sinónimo de golo, de golos. Se marca, há grande Cardozo; se não marca, há jogador menor. Mercar ou não marcar é a lide competitiva de Cardozo. Tantas vezes mal-amado, tantas vezes injustiçado, tantas vezes desprezado. Mas tantas vezes desequilibrante, tantas vezes decisivo, tantas vezes ímpar. A questão é mesmo essa. É que Cardozo marca. Marca que se farta. Também falha? E quem não falha? Cardozo é um goleador congénito.
Até Jesus, técnico encarnado, há tempos, disse que “há jogadores que não servem para entrar; Cardozo é um jogador que não entra muito bem; há jogadores com determinadas características que não lhes permitem ter rentabilidade em pouco tempo”. Jesus disse, disse mesmo. Jesus, até Jesus, se equivocou. O recente embate com o FC Porto desmentiu a tese. Cardozo, tal como noutros jogos, entrou e… marcou.
Numa história centenária, Cardozo já é, ao cabo de cinco temporadas incompletas, o 13º maior goleador do Benfica e o melhor estrangeiro. Apontou 126 golos. Quem tem melhor registo? Atente-se na listagem: Eusébio (473), José Águas (379), Nené (359), Torres (226), Arsénio (220), Rogério Pipi (205), Julinho (202), José Augusto (175), Nuno Gomes (165), Valadas (158), Espírito Santo (147) e Coluna (127). Revelador, inquestionavelmente revelador. E jogadores com muitos mais desafios disputados, muitas mais épocas ao serviço do clube, também jogadores que actuaram em tempos de futebol, no essencial, com menor rigor defensivo. Cardozo é um magnífico finalizador. Não joga bonito? Mas tem eficiência bonita. E é na forma eficaz (e bonita) que dá golos, dá triunfos, dá troféus ao seu Benfica.

1 comentários:

Amo este jogador... é do melhor que vi no Benfica nos últimos anos... e quando sair vamos todos suspirar por ele... podem crer!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!