Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

15 agosto 2011

Aos pés de Vieira

Luís Filipe Vieira deu uma longa, e boa, entrevista ao “Expresso” este fim-de-semana. A páginas tantas, diz o presidente do Benfica ao jornalista: “Aqui há uns meses, um colega vosso, num outro jornal, escrevia que se o Benfica conseguisse vender os direitos [de televisão] acima de uma determinada verba me deviam fazer uma estátua. Espero que esse mesmo jornalista se comece a preparar para os trabalhos dessa obra [risos]”. Assumo a presunção: o “outro jornal” era o Record, a “determinada verba” é 40 milhões de euros e “esse mesmo jornalista” sou eu.

A piada honra-me: por profissão, escrevo para ser lido; por paixão, sou benfiquista; por opção, sou mais exigente com aqueles de quem espero mais. Como quem lê esta coluna sabe, não tenho poupado o Benfica na crítica, já valorizei muitas vezes o Porto e só o Sporting tenho elogiado poucas vezes, mas estou convencido que o problema não é meu.

Se o Benfica vender os direitos de televisão por 40 milhões de euros (a Miguel Pais do Amaral e ao seu sócio Nicolas Berggruen), o Benfica até pode “estar um ou outro ano sem vender atletas”, explicou Vieira. Isto mostra a dimensão do negócio em causa. É um negócio que não está fechado mas que tem mais ambição do que levar Joaquim Oliveira a subir a parada para manter os direitos para os 15 jogos do Benfica em casa. Mesmo que esses 40 milhões incluam, como parece ser o caso, muito mais do que a transmissão de jogos (como a publicidade de estádio e outras contrapartidas), continuarei a pasmar com a loucura de Pais do Amaral se passar o cheque. Já a estátua de Vieira ao lado da de Eusébio será merecida. É preciso preparar a obra. Se se fizer, a parte mais importante serão os pés. É precisamente aí que Vieira terá os benfiquistas que gostam de bons negócios: a seus pés.

3 comentários:

A minha opinião é que vieira deve merecer outra estátua pelos 10 anos de seca de títulos que o Benfica tem: assim uma estátua de esterco, por exemplo... Ainda querem levar com esta abécula a presidente do Benfica? transmissões televisivas por 40 milhões de euros? e só por isso merecia uma estátua? eu acho que dirigir um clube com 6 milhões de adeptos, em 10 anos so ganhar 2 titulos, 1 taça de portugal, 1 supertaça, 3 taças da liga É MESMO MUITO POUCO PARA MERECER UMA ESTÁTUA... mas continuem lá a endeusá-lo! ele agradece... e o pinto da costa também!

Bem... uma estátua não digo, mas que é um negócio "do outro mundo" é. Principalmente se pensarmos que a Olivedesportos paga actualmente cerca de 8M por época ao SLB, 40M pode fazer a diferença. Mas ainda não é possível comparar estes valores com os praticados na Alemanha, Inglaterra ou Espanha...
De qualquer forma... o comentador anterior refere-se à insuficiencia de títulos do SLB nos últimos 10 anos. Concordo, mas não nos podemos esquecer da corrupção podre que afecta as competições nacionais, e que está aí de pedra e cal. Não obstante, foram cometidos muitos erros internamente, mas se pensarmos que em 2002/2003 o SLB era um clube praticamente falido, sem referências, sem modalidades, sem condições, e o compararmos com o SLB actual... há que dar valor! Modalidades, Estádio, Centro de Estágios, TV, Fundação e brevemente o museu... referências e mística! Há que dar algum valor e reconhecimento! Ainda que isto seja apenas o início do caminho...!

Já para não falar no número de sócios!!!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!