Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

09 abril 2011

Noite negra


Todos nós temos na memória, dos nossos anos de futebol praticado em quintais, em baldios, em ringues, até na rua, aquela figurinha embirrenta e prepotente do menino que, por acaso da fortuna, era o dono da bola. Todos nos recordamos de como o mui sublinhado sentido de propriedade da criatura multiplicava os seus direitos – escolhia os melhores para a sua equipa, escolhia o campo, não raras vezes inclinado, chegava a escolher o árbitro. Ainda assim, caso a marcha do resultado seguisse a um compasso que não lhe interessava, não tinha pejo algum em acabar a partida: simplesmente agarrava na bola e ia-se embora. Confesso que, terminado o Benfica-FC Porto do último domingo, foi de um cromo assim que me recordei quando vi – ou melhor: quando deixei de ver… – a lamentável atitude assumida por algum ou alguns responsáveis do clube de Lisboa, desligando as luzes do estádio quando os novos campeões festejavam o título e dando início ao sistema de rega.

Fiquei estupefacto, embora não tanto como os agentes policiais em serviço que podiam ter-se visto a braços com um berbicacho bem maior do que aqueles que tiveram de suportar antes do jogo começar. A última vez que vi fazer algo de semelhante foi em Camp Nou, quando a “armada invencível” de Guardiola tombou diante dos homens de betão comandados por José Mourinho. Não gostei do mau perder. Ainda menos posso apreciá-lo e, pior do que isso, tentar justificá-lo com atos do passado ou com delitos do presente: aquilo que salta aos olhos do país desportivo (pelo menos daquele que ainda não abdicou dos dois olhos e não adotou uma visão única dos acontecimentos) é um inqualificável ato de mau perder, só comparável a algumas arrogâncias dos que não sabem ganhar.

Pode pensar quem mandou pintar de negro o fim da noite na Luz que estava a prestar um serviço – de desforra – ao Benfica. Nada de mais errado: conseguiu que, além de o FC Porto ser um justo vencedor, do jogo e provavelmente do campeonato, os seus dirigentes ainda pudessem sair do estádio como vítimas. Permitir que Pinto da Costa exercite a sua ironia requentada (mas desta vez justificada) é perder a face não só no encontro e no campeonato, mas também naquilo que se considera ser uma cruzada, um dever em defesa da verdade no futebol. Quando se atira sobre o próprio pé, não se pode esperar que a dor apareça no pé do adversário. E a noite da Luz será lembrada não só como a do título em casa do rival mas também como aquela em que se apagou um bocado da “chama imensa”.

NOTA – Parabéns a André Villas-Boas. Só falta agora racionalizar o discurso. Parabéns a Nuno Gomes. Até na hora mais adversa, não deixou de pensar na equipa. Não é por gente como ele que a Luz (ou a luz?) se apaga.

3 comentários:

patriarca disse:

Não nos podemos e ainda menos devemos ACOBARDAR a quem tem feito tanto mal ao Futebol português e em especial ao Benfica. Não esperava isto deste Homem que se diz e é Benfiquista João Gobern, mas certamente por lidar de amiude com os Porcos que se lhe vai aceitando os seus procedimentos, aliás não é o único. Porque não falou da javardice que aquela gente reles fez na Luz e só deita abaixo os dirigentes Benfiquistas e até veja-se onde isto chega que concorda com as larachas pérfidas e nojentas do porco-mor, onde isto chegou.

Benfiquistas destes... longe da minha porta!!
O sistema de rega devia era ter gasolina...

Quando comecei a ler a descrição do menino que era o 'dono da bola', que 'escolhia os melhores para a sua equipa, escolhia o campo, não raras vezes inclinado, chegava a escolher o árbitro' julguei que JG estivesse a utilizar uma imagem alegórica para descrever o clube que há 30 anos domina todas as estruturas do futebol e(comprovadamente) vicia de forma corrupta os resultados desportivos.

Mas não!! O senhor JG resolve carregar na tecla mais utilizada nos últimos dias e denunciar como, se fosse um crime de lesa majestade desportiva, o 'fait divairs' do 'apagão' e fazer disso o maior crime do futebol português dos últimos anos!!!

Concordo com o que já comentou o Patriarca: estamos perante mais um 'avençado'!!

Tenha vergonha na cara senhor JG!!!!!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!