Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

19 março 2011

Três candidatos ao troféu das equipas humanas


Podem até minimizar a proeza do trio português na Liga Europa, dizendo que a prova é da segunda divisão, mas nem por isso o facto de termos três equipas em competição nos quartos-de-final deixa de ser digno de nota, pelo menos para quem cresceu a ver ingleses, italianos e alemães a dominar a Taça UEFA e sempre bastante felizes por isso. E a questão é que o futebol europeu não está dividido em primeira e segunda divisões, consoante se joga na Champions ou na Liga Europa: o que há é uma meia dúzia de colossos (Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester, Arsenal, Inter e eventualmente Milan ou Bayern), que tornam a Champions proibitiva para as equipas apenas boas.

O vencedor da Liga Europa é uma espécie de campeão das equipas humanas e, apesar do desdém com que Robben encara a possibilidade (dada a quase certa ausência do Bayern da próxima Champions), ganhar a prova é um motivo de orgulho. E, além de a Liga Europa permitir a Portugal fazer mais pontos do que a Champions, a parte boa é que basta olhar para o histórico da competição para se concluir que ter três equipas nos quartos-de-final corresponde (com raras excepções) a ter pelo menos uma equipa na final.

O mais provável é, por isso, termos Europa até Maio. E, tal como em Espanha se fala na hipótese de um cruzamento entre Real Madrid e Barcelona, é inevitável que em Portugal se anteveja um Porto-Benfica já no sorteio de hoje. Não era bom. É que os dois podem (o Braga, enfim, já pode um pouco menos) chegar até ao fim.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!