Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

10 janeiro 2011

A análise de JVP


Leiria - Benfica


1 Boa e justa resposta à pressão
Vitória justa e convincente do Benfica num jogo aberto e agradável de seguir, sendo também de elogiar a postura do Leiria, que fez questão de praticar um futebol positivo, abordando o jogo pelo jogo. Terá faltado aos leirienses alguma objectividade no último terço do terreno e determinação no ataque à bola, mas mesmo assim a equipa da casa dificultou e valorizou a vitória benfiquista.

Pressionado pela vitória do FC Porto na véspera, o Benfica adoptou uma postura competitiva muito interessante, dinâmica, com velocidade, criatividade e desequilíbrios individuais, o que fez com que criasse várias oportunidades flagrantes de golo para além dos três que marcou. Quase sempre mais rápido e determinado a chegar à bola, o Benfica tornou-se mais mandão no jogo e o resultado acabou por aparecer.


2 Quando Luisão joga, David Luiz inventa menos
Uma das principais razões para a segurança exibida do primeiro ao último minuto pelo Benfica foi a presença em campo de Luisão. Quando ele joga nota-se logo que há uma voz de comando. É assim desde que ele chegou ao Benfica, mas ontem voltou a notar-se bastante porque tinha estado fora alguns jogos. Quando ele joga, nota-se que o Benfica é uma equipa mais segura, defende muito melhor. Luisão não permite que David Luiz corra demasiados riscos, naquelas saídas com bola que ele faz bem mas que por vezes leva longe de mais sem medir as consequências. Quando Luisão joga, até David Luiz inventa menos. Apesar dos elogios, não foi Luisão o melhor em campo. Os destaques individuais da partida vão para Saviola, que fez um grande jogo, e para Gottardi, que fez um punhado de grandes defesas.


3 Rúben Amorim para gerir com segurança
Por aquilo que produziu e pelo número de oportunidades criadas, o Benfica poderia ter ido para intervalo com um resultado mais tranquilo. O Leiria subiu mais no terreno à entrada da segunda parte, tendo conseguido mais posse de bola, mas continuou com os mesmos problemas no último terço do campo. Aliás, só conseguiu uma oportunidade de golo, numa bola parada em que Roberto saiu em falso e Zé António cabeceou por cima. O Benfica geriu bem o segundo tempo e a entrada de Rúben Amorim foi determinante para essa gestão com total segurança. Com o jogo controlado, o Benfica pôde aproximar-se mais do golo e construir um resultado mais condizente com o que se passou ao longo da partida. O segundo golo matou o jogo, tanto mais que surgiu no seguimento de uma dupla oportunidade em que Gottardi fez uma defesa fabulosa a um cabeceamento de Cardozo e a seguir Salvio rematou ao poste.

O Leiria tem jogadores interessantes e uma forma de jogar que me agrada, mas precisa de corrigir alguns aspectos ofensivos, porque ter posse de bola não é suficiente. Também há aspectos a corrigir em termos defensivos, mas ontem a defesa do Leiria jogou contra o ataque do Benfica, não foi contra uma equipa qualquer.


4 Espera-se uma grande segunda volta
A primeira volta termina com tudo no sítio certo. A classificação reflecte o que se passou até agora e os últimos indicadores fazem-me acreditar que a segunda volta poderá ser bem interessante. A menos que aconteça algo de surpreendente, no topo haverá duas lutas. A do título deverá continuar a ser a dois, sendo nesta altura o FC Porto claramente favorito, com o Benfica a pressionar e a garantir a presença na segunda vaga da Champions. Creio que a segunda batalha, a do acesso à Liga Europa, será liderada pelo Sporting, que terá de se bater com uma série de equipas que o perseguem.

3 comentários:

Este último parágrafo é de uma hipocrisia assustadora!

Já há muito que vejo neste ex-jogador do Benfica, isso e só isso!! Estou convicto que nem gosta muito do Benfica!

Há muitos benfiquistas que ainda vêm nele um benfiquista quando é apenas alguém que jogou no Benfica e saiu livre para poder fazer um grande contrato com o Sporting! Foi até algo de muito bom pois com isso ganhou uma gamela de massa!

Nem sou daqueles que acham que tudo se resume a arbitragens, mas não ver que esta influenciou a classificação, de forma bem objectiva, dos dois primeiros é mostrar à evidência que é mais um vendido: - nem parece que jogou e sofreu imenso (o outro porco partiu-lhe os queixos), com o sistema implantado pela corja corrupta!

Para mim foi a gota de água que faltava para perder o pouco respeito que ainda lhe tinha!

Com isto já dou razão a JVA quando o correu do Benfica, pois não fosse isso e se calhar tinha-mos alguém como este escroque a ocupar cargos na estrutura do Benfica!

"... é apenas alguém que jogou no Benfica e saiu livre..." e "... dou razão a JVA quando o correu do Benfica...".
Tudo certo!

'A primeira volta termina com tudo no sítio certo.' - Errado!.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!