Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

30 dezembro 2010

Mês com tantos jogos não existe

O Benfica começa 2011 com um grande teste à sua capacidade de resistência. Desde que Jorge Jesus trabalha na Luz, nunca a equipa encarnada tinha tido tantos jogos marcados para o mesmo mês. Serão oito os desafios dos campeões nacionais em Janeiro, isto caso eliminem o Olhanense, na Luz, no dia 12, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Se não, serão "apenas" sete. Este encontro estava inicialmente agendado para dia 5, mas foi adiado uma semana.

Caso o Olhanense perca e seja arredado da prova, Fábio Coentrão terá então uma oportunidade de jogar perante os seus conterrâneos, já que no sorteio calhou uma visita ao Rio Ave nos quartos-de-final, em Vila do Conde; será no dia 26.

O ciclo frenético, de cortar a respiração, começa este domingo, com o Benfica a receber o Marítimo às 20h15, naquela que será a estreia do campeão na edição 2010/11 da Taça da Liga. Depois, a partir do dia 9, o ritmo cresce, com dois jogos todas as semanas, alguns com apenas três dias de intervalo. Entre Taça de Portugal, Taça da Liga e campeonato, há naturalmente viagens a fazer por este Portugal fora: Leiria, Coimbra, Vila do Conde e Vila das Aves são os locais a visitar sem tempo para passeios turísticos.

A equipa orientada por Jorge Jesus despediu-se de 2010 com a melhor exibição da época, a fazer finalmente lembrar o nível exibido na temporada passada: venceu o Rio Ave, no seu campo, por 5-2, já depois de eliminar o Braga da Taça de Portugal, também na Luz. Sobram-lhe razões para partir moralizada para este superintenso ciclo de jogos, onde andará atrás de recuperar os oito pontos que a separam do FC Porto e de se manter em todas as competições.

Na época passada, sete foi o máximo de desafios que o Benfica teve num único mês. Aconteceu não em Janeiro, mas em Fevereiro, e o saldo foi francamente positivo: cinco vitórias, dois empates, com 18 golos marcados e apenas três sofridos, além da subida definitiva ao primeiro lugar do campeonato, de onde não sairia mais até final da temporada.

O calendário só volta a reduzir de intensidade no início de Fevereiro, para se voltar a intensificar na parte final do mês, com o início da participação encarnada na Liga Europa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!