Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

09 setembro 2010

José Torres nas alturas


Enlutou-se a memória colectiva dos benfiquistas com a partida de José Torres, uma referência inapagável no futebol português e também da dignidade, da seriedade e da grandeza de espírito com que ele deve ser encarado e vivido.
Há muito que a doença que o vitimou privara José Torres das grandes memórias de que foi protagonista, durante 12 anos ao serviço do Benfica, o seu clube e a sua casa, mas também na Selecção Nacional e depois no Vitória de Setúbal e no Estoril-Praia, onde encerrou a sua carreira como jogador. Chamavam-lhe o “Bom Gigante”, porque era alto e por ter uma coração grande. Aqueles que com ele conviveram e que foram seus amigos foram unânimes em salientar esse traço de carácter, acrescentando, como fez José Augusto, o gosto de pregar partidas aos companheiros e o seu contributo constante para que imperasse o bom ambiente no colectivo.
Não conheci José Torres, mas vi-o jogar muitas vezes no Benfica e na Selecção, e isso basta-me para guardar dele uma recordação que o tempo não apaga. Lembro-me, por exemplo, do talento e eficácia das suas jogadas de cabeça, certeiras e fatais para qualquer guarda-redes, mas também dos golos fantásticos que marcava com o pé esquerdo. Dava nas vistas por ser um jogador de invulgar estatura para a época, mas também por ter um grande sentido táctico, espírito de sacrifício e capacidade concretizadora.
Não teve o final de vida que merecia, desde logo porque a doença que o atingiu lhe roubou anos de lucidez e de disponibilidade para a consagração merecida. Em 1986, quando garantiu a qualificação da Selecção Nacional para o Mundial, pediu apenas que o deixassem sonhar. E ele sonhou enquanto pôde.
Coincidiu a sua morte com a leitura do acórdão da Processo Casa Pia, o que contribuiu para ofuscar a homenagem que, também pela via mediática, lhe era devida nesse dia. O que é mau esquece-se e o que é bom resiste. José Torres vai continuar a jogar para nós e por nós, nas alturas.

1 comentários:

os meus pesamos.

nao quero tirar pessoas deste blog mas gostava que viessem ver este blog:

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!