Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

13 maio 2010

Um título que custou 83 milhões de euros - Por Marco Vaza

Por Marco Vaza in Público

O título conquistado pelo Benfica é o resultado de vários anos de forte investimento no plantel, como prova o custo total dos jogadores utilizados por Jorge Jesus ao longo das 30 jornadas do campeonato: 83 milhões de euros.

Parte desse investimento já havia resultado num título, em 2004/05, mas são apenas três os sobreviventes desse ano que actuaram esta temporada (Quim, Luisão e Nuno Gomes), sendo que Mantorras e Moreira, que estão no plantel e foram campeões com Trapattoni, não chegaram a ser utilizados por Jorge Jesus.

Entre todos os jogadores utilizados, o mais caro foi Óscar Cardozo, contratado ao Newell"s em 2007 e que custou ao Benfica 11,65 milhões de euros. O paraguaio pagou com golos: 13 na primeira época, 17 na segunda e 26 na época que ontem acabou, conquistou o troféu de melhor marcador do campeonato.

O segundo mais caro foi também uma das figuras do título, o argentino Di María, contratado também em 2007 ao Rosario Central por oito milhões de euros, e, tal como Cardozo, um potencial grande negócio para o Benfica – ambos vão beneficiar da exposição que terão no Mundial ao serviço das respectivas selecções.

Os investimentos desta temporada começaram logo nos 700 mil euros pagos ao Sp. Braga pela contratação de Jorge Jesus e da sua equipa técnica. Depois, vieram as compras milionárias: Javi Garcia (7 milhões), Ramires (7,5 milhões) e Saviola (5 milhões). A meio da época, o Benfica reforçou-se com Éder Luis (4 milhões), Airton (2 milhões) e Kardec (2,5 milhões). Os fracassos chamaram-se Shaffer (2 milhões), Felipe Menezes (1 milhão) e Keirrison (emprestado pelo Barcelona), os três pouco utilizados. Júlio César (500 mil) também custou dinheiro, mas não jogou qualquer minuto na Liga. Weldon foi a grande pechincha, custando apenas 274 mil euros.

De épocas anteriores, outros grandes investimentos foram Sidnei (7 milhões), Aimar (6,5 milhões) e Luisão (5 milhões).

1 comentários:

Parece que o Benfica fez um investimento milionário e os outros não... Quanto é que o FCP gastou? Quanto custou o Valeri, o Belluci, o Prediguer, por exemplo... E o Sporting que tanto apregoa que está falido e depois gasta 8 milhões no Pongolle... 5 milhoes pelo João Pereira... mais Pedro Mendes por exemplo...
O Benfica gastou mesmo 83 milhões, mas rentabilizou esses activos. David Luis, Di Maria e Cardozo são os maiores casos, mas Weldon, Ruben Amorim, Airton e Javi também.
Resumindo a números, só David Luis e Di Maria valem 50 + 40 Milhões, ou seja, mais do que o investimento dos últimos anos.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!