Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

07 abril 2010

Milagre do coletivo - Por Octávio Ribeiro


Por Octávio Ribeiro in Record

O que este Benfica de Jorge Jesus tem de verdadeiramente especial é que não depende seja de que individualidade for, para lá do seu técnico. Ontem houve mais uma prova disso. Uma equipa que no início de época foi armada em torno de Aimar passa muito bem sem a inteligência do frágil argentino. Um onze que tem em Saviola o seu valor individual máximo respira saúde, mesmo quando o génio baixa aos cuidados médicos.

Carlos Martins está com uma dinâmica nunca atingida. E a sua constância exibicional recomenda a Carlos Queiroz um segundo olhar mais justo antes da convocatória final para o Mundial.

A Carlos Martins falta "apenas" a capacidade para durar noventa minutos. Esse défice é dificilmente aceitável num jogador que, aos 27 anos, deve estar na posse da plenitude dos recursos físicos. Nenhum técnico gosta de lançar um onze sabendo à partida que tem uma substituição para fazer a meio da 2.ª parte. A Carlos Martins faltam-lhe vinte minutos nas pernas para se tornar num craque de topo.

Mas voltemos ao coletivo do Benfica: nem nas alas faltam opções válidas a Jesus. Coentrão vai ganhando solidez como lateral. Mesmo assim, a qualquer momento poderá substituir Di Maria sem grande dano. A ala direita é menos profunda e bastante menos profícua. Nem por isso está despojada de opções eficazes. Até na baliza, mesmo nos jogos decisivos, Jesus tem mantido a alternância entre Quim e Júlio César. Veremos se a regra continua válida no inferno de Liverpool.

Para terminar, cometo o sacrilégio de questionar Cardozo. O ponta-de-lança é valoroso. Mas o que valeria este Benfica tendo na frente da baliza um avançado com cabeça, tronco e membros inferiores de idêntica qualidade? A Cardozo falta muito trabalho no treino para superar as debilidades do jogo aéreo e de um pé direito ainda deficiente. Sem um ponta-de-lança completo, nem mesmo Jesus pode sonhar com as mais altas vitórias europeias.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!