Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

02 março 2010

Benfica: Faltam nove jornadas, conte nove razões para o título


Por Filipe Duarte Santos in ionline

Há uma razão para o Benfica sair do topo da Liga: o calendário. Mas há quase duas mãos-cheias para pensar o contrário

01 A melhor defesa O Sporting de Braga passeou o estatuto mais de metade do campeonato mas a goleada sofrida com o FC Porto (5-1) na 20.a jornada destruiu--lhe a reputação de equipa inviolável. De repente tem 14 golos sofridos, mais quatro que o Benfica. A paixão de Jorge Jesus (no início da temporada começou logo por trabalhar a consistência defensiva) está a dar resultados - sofreu apenas 11 golos, quase metade dos que Quique Flores tinha encaixados no ano passado por esta altura (20).

02 O melhor ataque Se no início da Liga não se sabia se o Benfica podia ter a melhor defesa, desde logo se suspeitou do melhor ataque. As goleadas sucederam--se (8-1 ao Vitória de Setúbal, 6-1 ao Nacional, 5-0 ao Marítimo), abrandaram depois mas regressaram na última jornada com uma grande demonstração de força em Matosinhos (4-0).

03 O melhor plantel Esqueça para já as individualidades, veja o resto. O plantel do Benfica é aquele no qual os jogadores menos utilizados têm apresentado um rendimento importante sempre que são chamados. Fábio Coentrão é capaz de ser um bom lateral-esquerdo, Miguel Vítor corresponde como central, Ruben Amorim não tem problemas em jogar no meio-campo ou na defesa, Carlos Martins tem sido um grande substituto de Aimar.

04 Os reforços Esqueça novamente os nomes sonantes porque o mercado de Janeiro também já se reflecte na equipa. Airton estreou-se contra o Leixões para fazer um bom jogo no lugar de Javi García. Ao mesmo tempo, Éder Luís jogou no apoio ao ataque e foi ele que marcou o golo que pôs a equipa no caminho da goleada. Numa altura de castigos e lesões, as alternativas estão à altura.

05 As individualidades Agora, sim, os craques. O Benfica tem o melhor marcador (Cardozo, com 17 golos) mas também tem Di María e David Luiz, provavelmente os futebolistas mais valiosos do futebol português, devido ao momento de forma que atravessam. Mais ainda há Aimar, Javi García, Ramires, Saviola...

06 O treinador O homem do banco também pode fazer a diferença. O Benfica é a imagem de Jorge Jesus, a urgência e a vontade de ganhar é o que lhe sai da garganta quando grita junto à linha lateral. Na Liga só foi verdadeiramente surpreendido uma vez, quando perdeu em Braga por 2-0.

07 A crise alheia O Sporting deixou de entrar nas contas muito cedo e o FC Porto para lá parece caminhar, depois da derrota em Alvalade. Sobra o Sporting de Braga, que na semana passada perdeu o segundo jogo da época. Excepção ou real quebra de rendimento?

08 Os adeptos O calendário do Benfica é o mais complicado (recepção ao Braga e Sporting, viagem ao Dragão), mas só pode dizer-se que o Benfica joga verdadeiramente fora de casa quando for ao Porto. De resto, o apoio dos adeptos está por todo o lado.

09 A história Muito bem, é verdade que o Benfica não é a principal potência futebolística da história recente mas o que últimos campeonatos asseguram é que o clube líder, nesta altura, nunca perde o estatuto. Ao mesmo tempo, não há memória de um campeão nacional nascido em Braga - quando o Boavista foi campeão, em 2000/01, já liderava a nove jornadas do fim.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!