Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

23 março 2010

Benfica de Jorge Jesus já tem o primeiro troféu



Por Carlos Nogueira in DN

Técnico consegue o seu primeiro título oficial no futebol português e dedica-o, emocionado, ao pai, que está doente.

Foi um Jorge Jesus emocionado como poucas vezes se viu aquele que falou após a conquista do primeiro troféu oficial ao serviço do Benfica - e o seu primeiro título no futebol português enquanto treinador. "Nunca dedico vitórias à minha família, mas dedico esta ao meu pai. Que me perdoem os benfiquistas", disse no flash interview com a voz embargada pela emoção, naquela que foi a expressão mais emotiva do treinador de 55 anos, a ilustrar a forte ligação ao pai, Virgolino Jesus, que, sabe o DN, está internado há alguns meses com um problema de saúde.
Antes, Jesus vivera 90 minutos de forma intensa, como é seu hábito, e, com o apito final, festejou, distribuiu abraços, acenou para os adeptos enquanto aguardava pela entrega da taça. Quando o momento chegou, pediu a ajuda de César Peixoto para abrir a garrafa de champanhe e, ainda antes de a fazer jorrar por cima dos jogadores, fez questão de dar um gole.
O exuberante Benfica de Jorge Jesus, que tem dominado atenções nesta época do futebol português, tem enfim um título oficial (o primeiro troféu da temporada) como certificado de garantia. Mas as emoções fortes prometem não ficar pela Taça da Liga: já no sábado, o Benfica recebe o Sp. Braga num jogo decisivo para o título e foi a pensar nisso que Rúben Amorim disse que a equipa vai "festejar até ao primeiro treino".
É esse o lema de Jesus. Há espaço para brincar, mas o trabalho vem em primeiro lugar e o objectivo que se segue é a conquista do campeonato que foge desde 2005.
Quando iniciou a época, o técnico prometeu trabalho e exigência aos seus jogadores e os primeiros jogos particulares mostraram que, desta vez, o Benfica prometia mesmo. A conquista dos torneios do Guadiana, de Amsterdão, de Guimarães e a Taça Eusébio começaram a levantar uma enorme onda de entusiasmo, que nem a eliminação da Taça de Portugal fez esmorecer. Mas todos esses eram troféus "a brincar". Só agora, com a Taça da Liga, o Benfica de Jesus tem um taça a sério, numa época que pode entrar na história: os encarnados lideram ainda o campeonato e o sonho do regresso aos títulos europeus (a equipa está nos quartos-de-final da Liga Europa) está também bem presente no grupo de trabalho.
Nem o cansaço provocado por uma época de jogos sucessivos parece servir de desculpa. E a verdade é que se aproxima uma sequência de jogos complicada de cinco jogos importantíssimos - Sp. Braga, Liverpool, Naval, Liverpool e Sporting - num curto espaço de tempo
Jorge Jesus não tem medo, pois como ele diz… "a equipa do Benfica está fresquinha como uma alface!". E ontem provou-o diante do FC Porto. "Os jogadores estão de parabéns. Não falharam na primeira final que tivemos. Agora temos de pensar no próximo jogo", disse, repetindo a ideia-chave do seu discurso esta temporada: "O objectivo é o título nacional."
Se o Benfica de Jesus parece iniciar um ciclo de sucesso, o FC Porto de Jesualdo está em fim de ciclo. "Nenhuma equipa foi superior. Mas o Benfica joga agora com a tranquilidade que o FC Porto tinha há uns tempos atrás", disse o técnico portista.
? A festa encarnada rebentou no Algarve e desaguou por todo o país. Três cenários da mesma celebração: 1. Festejos benfiquistas no palanque verde do Estádio do Algarve. Carlos Martins (o 17), um dos mais efusivos na foto, foi eleito o "homem do jogo" da final da Taça da Liga.
2. Das mãos de Pedro Pauleta, ex-jogador, o técnico do Benfica, Jorge Jesus, recebeu a primeira medalha da carreira pela vitória numa final. Antes só tinha ganho uma Taça Intertoto, pelo Sp. Braga.
3. Com o apito final no Algarve... a festa estendeu-se a todo o País. Em Lisboa, houve as tradicionais celebrações na Praça Marquês de Pombal.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!