Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 fevereiro 2010

Benfica: David Luiz e Saviola já não estão «frescos que nem alfaces»


in MaisFutebol

Javier Saviola e Jorge Jesus alertaram após a goleada ao Hertha, nos 16 avos-de-final da Liga Europa, para as dificuldades de um calendário bastante exigente para os encarnados. O avançado argentino confirmou que o Benfica sonha com a final na competição da UEFA «se fisicamente possível», o treinador, por sua vez, lembrou que o grupo vai ter pouco tempo de descanso antes de encontros difíceis na Liga e a final da Taça da Liga.

A julgar pelo que falta percorrer, nota-se que há unidades com muitos quilómetros já corridos em campo. Apesar de Jesus garantir que «a equipa está fresca que nem uma alface», o número de jogos nas pernas é um pouco mais pesados que o de F.C. Porto e Sp. Braga, os outros candidatos ao título.

De acordo com os dados recolhidos pelo Maisfutebol, o internacional, grande figura do conjunto da Luz, não tem tido, de facto, muito tempo de descanso desde o primeiro compromisso oficial da temporada. Apesar de quase sempre substituído (apenas por sete vezes terminou os encontros), seja em que competição for, El Conejo deverá cumprir em Matosinhos o 35º jogo pelos «encarnados». Na pior das hipóteses, poderá chegar perto dos 50 se não mesmo ultrapassar esse número, dependendo da campanha do Benfica na Liga Europa. Isto porque faltam dez jornadas, há a final da Taça da Liga frente ao F.C. Porto e dois jogos europeus garantidos, muito provavelmente com o Marselha. Só estas contas dão 48. Mas, para que isso aconteça, é necessário que não falhe nenhum.

Saviola não é aquele que tem mais razões para se sentir cansado nesta fase da temporada. Javi García fez, frente ao Hertha, o 35º jogo (em quatro não chegou ao fim, em dois foi suplente utilizado), mas vai poder descomprimir um pouco nos próximos dois, devido ao sumaríssimo que lhe foi instaurado. O mesmo não pode dizer David Luiz. O jovem central brasileiro, na sua melhor época desde que chegou à Luz, já somou 34 jogos e em apenas um não chegou ao fim. Aconteceu na Taça da Liga, no relvado empapado de Guimarães, para dar lugar a Ángel Di María. São 3036 minutos já nas pernas.

Na lista dos mais sobrecarregados, aparecem também Cardozo (32) e Fábio Coentrão (31), embora o jovem esquerdino tenha sido suplente em 11. Mantorras, ídolo das bancadas, apenas esteve numa partida, no jogo da Taça de Portugal frente ao Monsanto (0-6).

Jorge Jesus já utilizou 29 jogadores esta temporada:

Javi García, 35 jogos (2 como suplente)
David Luiz, 34
Saviola, 34 (4)
Cardozo, 32 (4)
Fábio Coentrão, 31 (11)
Luisão, 30
Di María, 30 (2)
Ramires, 29 (3)
Pablo Aimar, 28 (5)
Rúben Amorim, 27 (11)
Maxi Pereira, 24 (2)
César Peixoto, 24 (5)
Quim, 22
Nuno Gomes, 20 (14)
Carlos Martins, 17 (5)
Weldon, 15 (13)
Filipe Menezes, 12 (8)
Júlio César, 10
Keirrison, 7 (4)
Sidnei, 6
Shaffer, 6
Miguel Vítor, 6 (3)
Éder Luís, 6 (4)
Alan Kardec, 5 (4)
Moreira, 4
Luís Filipe, 3 (1)
Urreta, 2
Roderick, 2
Mantorras, 1 (1)

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!