Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

24 fevereiro 2010

A arte está nas chuteiras. E o Hertha foi de patins


Por Pedro Candeias in ionline

Nota artística 10 para o futebol de Aimar, Di María, Saviola, Cardozo e Javí. Todos eles "Buenos Muchachos" que venceram o clube alemão por 4-0

É Tommy DeVito (Joe Pesci) quem provoca Henry Hill (Ray Liotta) no "Tudo Bons Rapazes" de Scorsese (1990): "Que queres dizer com 'tens piada'? Isso quer dizer o quê, que tenho piada, como um palhaço? Entretenho-te, é isso?"

Pablo Aimar, que é um dos "Buenos Muchachos" deste Benfica, nunca faria esta pergunta nem entraria neste bate-boca. Palhaço é palavra proibida no vocabulário desde que um jornalista argentino lhe pôs a alcunha que ainda hoje não pode ouvir - El Payaso - só porque o futebol dele o divertia.

Mas o homem com memória elefantina podia ceder no elogio que lhe fizeram: porque o futebol dele diverte mesmo e com ele em campo é outra coisa. Com ele Jesus pode deixar que peçam aquelas três coisas ao Benfica: "A vitória, a goleada e a nota artística." Ontem a equipa ganhou à vontade (4-0 ao Hertha) e deu espectáculo. Fosse o futebol aquilo que Jesus avisou que não é (patinagem), e seria chapa 10 nos três itens.

VAI UM PEZINHO? A patinagem artística faz-se a dois ou a solo. E os pares deste Benfica estão há muito definidos: Aimar- Saviola, Di María-Cardozo. No primeiro, que se conhece desde os tempos da adolescência, actua-se de olhos fechados e passos curtos - um golo (25', de Aimar); no segundo, pisam-se calos às vezes, mas há dias em que o entendimento é perfeito e fluido - bis de Cardozo (48' e 62'). E às duas por três (entre o segundo e o terceiro golos) aparece um solista a fazer o gosto ao pé: Javi, o rapaz que joga sozinho porque é assim que se sente bem, marcou pela primeira vez na Liga Europa na baliza correcta (autogolo em Berlim, no 1-1).

Depois JJ baixou a exigência: tirou os artistas Aimar, Saviola e Di María e o Benfica que deslizava sobre o relvado molhado da Luz começou a meter alguns pés nas poças. Mas os triplos axel, as piruetas e as circulares já estavam feitas. E a Segunda Circular, pelo menos para os lados da Luz, em festa com a passagem aos oitavos-de-final.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!