Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

25 fevereiro 2010

Abraçar as causas justas



Por José Jorge Letria in O Benfica

Sempre me bati para ver os futebolistas de maior visibilidade mediática a utilizarem a sua merecida popularidade para mobilizarem consciências e vontades para causas que justificam toda a atenção e apoio. Recentemente foi Nuno Gomes que juntou o seu nome ao de algumas dezenas de figuras públicas na campanha contra a discriminação de pessoas infectadas com o HIV. Todas essas personalidades confrontaram a opinião pública com perguntas inteligentes que nos levam a confirmar que banir e marginalizar quem vive com esse flagelo é um acto digno de total condenação moral e cívica. Entretanto, em importantes jogos da Liga, os jogadores entraram em campo com faixas de 16 metros condenando o terrível fenómeno da violência doméstica, que não cessa de fazer vítimas, envergonhando qualquer país que se considere civilizado. Basta pensar no número de mulheres que todos os anos morrem em consequência dessa forma de barbárie.
É importante que os jogadores tomem posição nestas matérias e que, pela força do exemplo, levem muitos milhares de pessoas a abraçar estas causas, que são justas, oportunas e mobilizadoras.
O mundo do futebol nunca foi, nem pode ser, um universo estanque que recusa a abrir-se à realidade, sobretudo quando ela apresenta os tons sombrios do drama e do sofrimento humano. As vedetas dos estádios devem ser elementos dinamizadores da cidadania. Ao assumirem essa dimensão, não se comprometem negativamente nem prejudicam as suas carreiras. A única coisa que os pode comprometer é o silêncio, a indiferença e a apatia. Saúde-se, pois, a vontade e a coragem de quem abraça causa justas. E, já agora, seja-lhes também pedido que, uma vez por outra, apareçam com um livro na mão à saída de um autocarro ou de um avião. Com esse acto tão simples e discreto não imaginam o que podem fazer pelo fomento da leitura e pelo combate à iliteracia. É que uma cidadania activa também passa por aí.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!