Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

05 janeiro 2010

Honestidade intelectual



Por José Manuel Delgado in A Bola

NO túnel da Luz, depois do Benfica-FC Porto, tiveram lugar cenas lamentáveis que levaram já à suspensão preventiva dos dragões Hulk e Sapunaru, aguardando-se, para esta semana, após a reunião da Comissão Disciplinar da Liga (CD), outros desenvolvimentos, já que, como A BOLA apurou e ontem noticiou, são cinco os jogadores do FC Porto envolvidos nos incidentes.

A CD, que tem estado sob fogo cerrado proveniente de sectores sobretudo afectos aos dragões, não faz regulamentos nem os aprova. Limita-se a aplicá-los. Foi assim no Apito Final (porque será que ninguém fala do Apito Dourado, muito maior volume mas envolvendo nomes menos sonantes, que foi resolvido pelo Conselho de Disciplina da FPF?), e assim foi na suspensão preventiva até à conclusão do inquérito (figura criada por proposta do FC Porto e aprovada pela AG da Liga) de Hulk e Sapunaru.

Se, por hipótese, algum, alguns ou todos os jogadores portistas envolvidos na zaragata do túnel da Luz, vier a ser punido pela CD, por agressão aos stewards, e se for aplicado o artigo 115º. do Regulamento Disciplinar (RD), a sanção, mesmo com eventuais atenuantes, será sempre uma aberração.

Se isso suceder, espero que haja um mínimo de honestidade intelectual e não se atirem as culpas de uma medida da pena exorbitante para cima da CD. A culpa é dos clubes que por acção fizeram este RD e por inacção o mantiveram assim. [Aliás, em matéria de regulamentos, a Comissão de Clubes que ficou de entregar, até 31 de Dezembro de... 2008! (e até hoje, ...nada) uma proposta de alteração ao RD onde o tráfico de influências fosse punido, traduz bem o estado da arte].

Resumindo e concluindo: a forma como Hulk e Sapunaru estão suspensos é uma pura e simples aberração; as sanções previstas no artigo 115 do RD da Liga são de bradar aos céus. E de nada disto tem culpa a CD da Liga que se limita a aplicar o que há.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!