Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

07 janeiro 2010

Aquecimento para a liga


Por Santos Neves in A Bola

VOLTO a escrever que quando, a meio da temporada, o 5.º classificado compra ao líder do campeonato um futebolista nele indiscutível titular isso significa, a par da força do muito maior poder financeiro, enfraquecimento da capacidade de resistência na liderança. Se já havia dúvidas sobre o fôlego do Sp. Braga para manter o espectacular ritmo que o coloca ao lado do entusiasmado Benfica (tendo-o derrotado com o à-vontade de 2-0...), 4 pontos à frente do FC Porto (também o candidato a pentacampeão perdeu em Braga...) e tendo impressionantes 12 pontos de vantagem sobre o Sporting (igualmente batido no directo confronto e em Alvalade...), essas naturalíssimas dúvidas — inerentes à realidade de Braga não ser sede de um dos gigantes do nosso futebol, nomeadamente quanto a número de sócios e adeptos, que é como quem diz capacidade de obter altas receitas — tombaram para o lado negativo das aptidões bracarenses ao mais alto nível no momento em que o Sporting se deu ao luxo de lá ir caçar João Pereira.
No entanto, que paradoxo! Domingos Paciência, jovem treinador do surpreendente líder, passou quase meio campeonato a escapulir-se ao tema de a sua equipa correr para o título nacional... — e fazia ele muito bem, era o que faltava pôr em cima dos ombros, os dos jogadores e os seus, o peso de tamanha exigência. Porém, de súbito, exactamente quando perdeu João Pereira e sente ameaça de também sem Rodriguez ficar, mudança de discurso; e de que maneira, nada menos do que isto!: senhoras e senhores, adeptos nossos e dos rivais, fiquem a saber que o Sp. Braga é mesmo candidato a campeão nacional e a conquistar todas as provas que disputa. Fragilizados, nós? Então, tomem lá esta... Óbvio: era necessário imediato antídoto a potencial rampa deslizante no ânimo da equipa. Não menos óbvio o alto risco... confirmado logo no jogo seguinte: derrota em Alvalade, eliminação da Taça da Liga.

A estrutura futebolística do Sp. Braga é muitíssimo superior à do Leixões que, na primeira volta do anterior campeonato, andou a reinar com os gigantes, pondo-lhes a cabeça em água: empate com o Benfica, vitórias no Dragão e em Alvalade! (também triunfo sobre o Sp. Braga de Jorge Jesus... que vincava estaleca europeia). O Sp. Braga líder do campeonato não é, já se viu, fenómeno de um mês ou dois... Mas há limites...; e ir muito mais tempo por aí fora em altíssima pedalada roçará milagre... Existem diferenças quase impossíveis de anular: em relação a orçamentos de FC Porto e Benfica, trata-se de... abismo!; até o Sporting dito de gatas financeiramente... conseguiu 9,5 milhões de euros para João Pereira e Sinama-Pongolle – e por aqui não ficará...; o Sp. Braga pôs em 3 milhões a cláusula de rescisão de João Pereira e viu-o partir... — e, ao que diz por 4 milhões, também de Rodriguez se despedirá... se o Sporting confirmar fortes ganas por este bom defesa- -central. Caro Domingos Paciência, percebe-se a psicológica razão de brusco e gigantesco salto em frente no seu discurso; só que ninguém melhor que o treinador do Sp. Braga sabe como, nestas condições, visar muito a sério a conquista do título nacional é mesmo objectivo quixotesco. E as próximas três jornadas nada terão de pêra doce...: receber o Nacional, ir a Coimbra, ser anfitrião de Sporting faminto e, muito provavelmente, revitalizado...

BENFICA sem calendário para sorrir face à perspectiva de dificuldades bracarenses... Já de seguida, Vila do Conde onde o Rio Ave ainda não perdeu...; depois, visita ao Marítimo...; pelo meio, Taça da Liga, não se vislumbrando hipótese de algum repouso em Guimarães, ainda por cima tendo sido o Vitória implacável carrasco da Luz na Taça de Portugal...

Sim, o ímpeto dos dois primeiros classificados muito vai ser posto à prova no íngreme terreno das próximas pedaladas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!