Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

18 dezembro 2009

Teste mor... ao Benfica


Por Santos Neves in A Bola

É mesmo importantíssimo este Benfica-FC Porto. Atrevo-me a dizer que, a haver vencedor, ele virá a ser, quase de certeza, o próximo campeão. Como assim, ainda nem a meio da Liga? Haverá enormes sequelas, desde logo psicológicas, de vitória ou derrota neste duelo de titãs. Sobretudo se o derrotado for o Benfica...
Favorito para esta hora e meia que poderá ser crucial (não no caso de empatarem)? Embora na Luz, o FC Porto. Há mês e meio, favoritíssimo seria o Benfica; sim, mesmo depois da derrota em Braga que iniciou fase de derrapagens, tremeliques, quebra de rendimento que tem ido de mal camuflada a indisfarçável; mas então, na primeira perda de fôlego benfiquista, o FC Porto estava bem pior: empate, em casa, com o Belenenses, derrota na visita ao Marítimo. Esse Benfica, embora já com engasgadelas, ainda tinha estrutura e empolgamento para, frente-a-frente, cilindrar o temível adversário.

As últimas três semanas trouxeram FC Porto em ritmo ascensional (pleno de triunfos na Liga, brilhante 3-0 em Madrid), e, acima de tudo, dando toda a ideia de adquirir... convicção. E é aí, fundamentalmente aí, que o Benfica passou a falhar: declínio também na força mental. Claros sinais rumo a uma quase constante de há largos anos: nos momentos M, decisivos para reforçar ou adquirir embalagem, ou, no pólo oposto, cair em tremideira, o FC Porto concentra-se/fortalece-se, o Benfica dispersa-se/fragiliza-se. Domingo veremos se tal regra é confirmada, ou se é peremptoriamente desmentida. Daí a tremenda importância deste confronto!

O actual Benfica não possui a força daquele que, em superforma e com galvanizante ímpeto de vitória, chegou a ter 5 pontos de avanço sobre o FC Porto... Esse manteria, no mínimo, tão importante vantagem e teria, agora, gigantesca oportunidade de aplicar puro KO ao tetracampeão. Mas o Benfica que chega a este crucial confronto está debilitado. Primeiro: foi-se o fantástico ritmo de Julho, Agosto, Setembro, Outubro... (percebe-se a necessidade de arrancar a todo o gás — criar empolgamento, espectacular maré vermelha — e seria quase impossível mantê-lo...; mas, nalguns jogos, a vencer por 2 e 3 golos, querer esmagar com 4, 5 ou 6... signifi- cou excesso de desgaste, em vez de poupança). Segundo: o azar bateu à porta na pior altura: lesões de Ruben Amorim e Ramires (os problemas físicos de Aimar não têm a ver com azar). Terceiro: péssima, catastrófica, gestão disciplinar (número de cartões amarelos e não só...). A dois dias do jogo em Olhão, escrevi: «Pressente-se fase de potencial forte perigo para a equipa de Jorge Jesus (...), quiçá sobretudo complexa gestão de cartões amarelos prestes a dar suspensão». Mas enquanto o FC Porto, por isso mesmo, nem convocava Álvaro Pereira... o Benfica manteve David Luiz no onze e até colocou Fábio Coentrão a titular. Em Olhão, no rendimento e no resultado, Benfica roçou descalabro! E descalabro houve mesmo na gestão mental/disciplinar: só por complacência do árbitro David Luiz escapou a ficar de fora perante o FC Porto...; e, por 5.º cartão amarelo, de fora ficará Coentrão... — logo ele, a alternativa a Di María quando este volta a ser o cabeça pequenina das duas anteriores épocas na Luz: desde que foi titular no Espanha-Argentina e se falou de gigantes europeus interessadíssimos nele, o seu rendimento caiu a pique; e a atitude que o expulsou em Olhão ainda mais diz sobre enorme défice de mentalidade.

Dragão na máxima força. Águia de asas cortadas: na direita, nem Ramires, nem Ruben Amorim; na esquerda, nem Di María, nem Fábio Coentrão. Jorge Jesus às aranhas, debatendo-se também com as suas responsabilidades; inclusive estas: Shaffer há muito posto de lado...; e o menino Urretavizcaya nem um joguinho teve...

Curioso: tendo o FC Porto 1 ponto de atraso, é o Benfica que não pode mesmo perder este jogo! Porque na Luz...; porque esvaziaria a maré vermelha; e porque é ele quem faz crucial teste à mentalidade de... campeão.

1 comentários:

se uma águia de asas cortadas joga contra um dragão na máxima força e conseguir um bom resultado o que se poderá do embate psicológico que isso terá no Porto???

é que com tantas contrariedades os jogadores do Benfica saberão que mesmo perdendo, não perderam na máxima força e por isso noutras circunstâncias podem fazer mais... já o Porto se perder a hipótese de ganhar contra uma equipa que não vai poder contar com meia equipa de titulares, só está a dizer que não é assim tão forte mesmo estando no máximo da força!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!