Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

31 dezembro 2009

Mudar de rumo



Por João Gobern in Record

No final da época, quando houver um só campeão e os outros tiverem de satisfazer-se com "os restos", haverá quem defenda que, além de uma equipa, de um plantel, de um técnico e de uma organização, também sai premiada uma estratégia de aquisições. Nos dois polos opostos ficam FC Porto e Benfica. Com uma tática mista, em curiosa mudança de rumo, coloca-se o Sporting. Resta saber, candidato como é a uma subida de escalão no imposto de responsabilidades, onde vai arrumar-se o Sporting de Braga.

Para os lados do Dragão, entendem os responsáveis que as compras se fazem a tempo e horas e que janeiro é mau conselheiro. Daí que só se perspetivem aquisições caso a suspensão a Hulk seja prolongada. Acontece que sócios e adeptos do tetracampeão não esquecem um defeso que, financeiramente, foi de sonho: Lucho, Lisandro e Cissokho multiplicaram a chegada de euros. O senão mora do lado desportivo: se o FC Porto conseguiu ultrapassar com naturalidade a fase de grupos da Liga dos Campeões, a nível interno, um terceiro lugar a quatro pontos dos dois comandantes é algo que não agrada. Mais: se excetuarmos o vulcão Varela, só dois jogadores se impuseram na equipa titular, Falcão e Alvaro Pereira, por sinal a dupla que até Pinto da Costa reconheceu ter ficado a dever à prospeção do Benfica. Quanto ao resto, ainda há muitos exames por classificar: Belluschi (excelente mas intermitente), Valeri, Prediger, Beto (pouco utilizado), Maicon, Miguel Lopes, Nuno André Coelho. E registam-se, até, contas mais atrasadas: Guarín, Tomás Costa, Sapunaru e até Mariano González ainda não impuseram classe e dinâmica de molde a deixar marcas.

No Benfica, pelo contrário, o alto rendimento conseguido, a combatividade aliada à classe, tudo conjugado para o delírio dos adeptos, parecem não travar a fúria compradora que tem em Airton e Kardec, a que se juntará Éder Luís, os vértices mais recentes. No entanto, a aposta nas vitórias e nos títulos vai obrigar a uma luta bem maior no que concerne às travagens, sabendo-se que há grandes da Europa a suspirar por David Luiz e Di María, que Javi García e Saviola estão nas listas de aquisições de muita gente com poder. Será um mês a testar a resistência da SAD e de Vieira, que tentam adiar as vendas para depois do Mundial da África do Sul, palco de prováveis valorizações.

No Sporting, já se percebeu, a estratégia mudou. Da penúria inicial passou-se a um fartote: Mexer, João Pereira, Sinama-Pongolle estão já entre os reforços, bem perto agitam-se os nomes de Del Horno, Manuel Fernandes, Rodríguez (central do Braga) e por aí fora. O tempo da contenção passou à história. Bettencourt inflete radicalmente o caminho dos últimos meses. Já se sabe que o momento é que manda. Mas há pelo menos um ex-funcionário do Sporting que pode vir reclamar contra a injustiça: chama-se Paulo Bento, e no seu tempo de atividade não houve "brinquedos" para ninguém.

PS - Bom ano de 2010 para todos, com espetáculo e artistas à altura.

1 comentários:

tens de fazer dieta, estás gordo como um por... Grande abraço rumrum

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!