Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

08 outubro 2009

Crónicas de José António Saraiva


Benfica cansado?

Por José António Saraiva in Record

Um dos riscos que corre este Benfica de Jorge Jesus é alguns jogadores não aguentarem o ritmo imposto pelo treinador. Todos reconhecem que a equipa tem uma dinâmica infinitamente superior à de outras épocas. Mas essa dinâmica tem um preço: exige muito dos jogadores. Vou procurar explicar porquê..

A tática de Jesus assenta em dois pilares: quando a equipa não tem a bola, procura recuperá-la muito depressa, caindo literalmente em cima do adversário e asfixiando-o; quando tem a bola, procura atacar com muitos jogadores.

Mas não é isto o que todas as equipas fazem? - perguntarão os leitores. Não. A maior parte das equipas, quando o adversário ganha a bola, reposicionam-se no campo e esperam por ele; ora Jesus não quer que os adversários cheguem a organizar-se: procura sofregamente recuperar a bola.

Por outro lado, as equipas contra-atacam normalmente com dois ou três jogadores à frente, através de passes longos em profundidade e grandes correrias; ora Jesus contra-ataca com muitos jogadores, com toda a equipa a avançar no campo, em constantes tabelas e passes curtos, aparecendo por vezes quatro jogadores em posição de remate.

Só que esta maneira de jogar provoca muito desgaste e exige um altíssimo índice físico. Isso já se viu no jogo com o AEK, onde o Benfica não foi o mesmo de outros jogos. E no jogo com o Paços de Ferreira, onde se afundou na 2.ª parte. Talvez por isto, Jesus quis ter dois jogadores de igual valia para cada lugar. Só que pedras como Aimar e Di María têm uma influência tão grande na dinâmica da equipa que não são substituíveis. E ainda por cima são frágeis

3 comentários:

...agora lembraram-se desta do cansaço.... bhaaaaa

Equipas enfadonhas e tristes como as de Jesualdo ou do Paulo Bento é que devem precisar de se cansar menos.

Aliás, duvido que o Benfica de JJ se canse mais que o de anos anteriores quando quase nunca tínhamos a bola e tínhamos de andar quase sempre a correr atrás dela...

O Benfica faz gestão quando está a ganhar por 3-0... e é por estar cansado. Os outros fazem quando ganham só por 1-0! Esta é a diferença...

No jogo com o AEK o Benfica mesmo "cansado" foi melhor equipa e teve as melhores ocasiões de golo! Imaginem sem o cansaço.

Alguém sentiu a falta dos frágeis Di Maria e Aimar contra o Paços?? São bons jogadores que fazem falta mas porque a época é longa e convém mesmo ir rodando a equipa, não porque este Benfica se cansa muito, mas porque nenhuma equipa ganha várias competições quando só usa 11 jogadores... mais tarde ou mais cedo alguém se lesiona ou é castigado!

Carrega Benfica!!

E onde está o problema?

Compram-se mais jogadores de qualidade igual ou superior, ora essa, BENFICA é o BENFICA!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!