Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

15 setembro 2009

Crónicas

Javi García: quem quiser que o compre

in Ionline.pt

E se o Benfica, Sporting ou FC Porto deixassem sair um futebolista e na época seguinte voltassem a comprá-lo por quatro milhões de euros? Seria um terramoto.
No Real Madrid esses erros acumulam-se, assumem-se, são até previstos pelos dirigentes quando estes impõem a conhecida cláusula de recompra. É como dizer: "meus senhores, se estivermos enganados, daqui a um ano vimos cá e pagamos pelo erro."

Javi García já foi esse erro no Real Madrid. Em 2007, o actual médio do Benfica foi vendido ao Osasuna por 2,5 milhões de euros; contudo, no final da época acabou recomprado por quatro milhões. Porquê? Tinha realizado uma boa época (ao lado de Hugo Viana e Dady) e os merengues preferiram exercer esse direito de opção e aproveitar-lhe o potencial do que vê-lo mais tarde num rival como o Barcelona ou Atlético de Madrid.

Em Pamplona, García fez exactamente o mesmo que agora no Benfica: começou a todo o vapor e marcou dois golos logo nas primeiras jornadas; impressionou pela capacidade física, pela facilidade em recuperar a bola, pela forma simples e eficaz como a joga. Tanto, que o alemão Bernd Schuster entendeu colocá-lo a discutir a titularidade, no Santiago Bernabéu, com Gago, Guti e companhia. Mas depois, com apenas 15 jogos realizados ao longo da época, García acabou esquecido e deixou de acreditar nas oportunidades merengues, escolhendo mudar-se para o Benfica. Agora a pergunta: o Real Madrid pode voltar a errar e a recomprar Javi García pelos tais quatro milhões de euros (ultimamente é à volta disto que andam os erros)? "Não, não há essa cláusula", confirmou ontem ao i o empresário do futebolista, Manuel García Quillon.

Jorge Jesus tem o seu número seis protegido por uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, um valor que ficou definido assim que o Benfica pagou sete milhões pela transferência. Foi uma verba surpresa, mais em Espanha (onde era conhecido) do que em Portugal (aonde chegava com o selo Real Madrid - afinal, até Balboa custou quatro milhões). Mas agora que o murciano prova a sua importância na equipa encarnada (mais um golo, ao Belenenses) e já ninguém se lembra de um tal de Katsouranis, talvez seja importante recordar que em causa está um campeão europeu sub-19 que Fabio Capello fez questão de chamar para o plantel, em 2006; um atleta de apenas 22 anos que fez carreira nas selecções de Espanha e até se estreou na equipa principal do Real quando quase ainda não tinha barba, aos 17.

Vicente del Bosque, seleccionador espanhol, disse ontem à TSF que tem seguido Javi García "com muita atenção". Se o convocar para a equipa campeã europeia, tem sorte. Basta dizer, não precisa de recomprar.

3 comentários:

É a ingratidão deste desporto rei, agora estás nas boas graças do povo, amanhã já não estás, depois já estás, depois já não estás, depois já estás... e assim rola o mercado dos dinheiros e oportunidades concretizadas e defraudadas.

Só espero é que o Javi não saia muito cedo nem pelos 30 milhões... não antes de o Benfica arranjar uma alternativa, porque não sei se neste momento não é o jogador mais influente no modo de jogar da equipa talvez a par de Aimar.

em 2 meses se sair por 30milhões era fantástico!! (Bem melhor q sissoko) era um lucro de 23 milhões!!!

Mas é e vai ser o jogador mais influente neste SLB de Jesus!!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!