Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

14 julho 2009

Crónicas do Futebol Finance


Lucros nas transferências dos 3 grandes Portugueses

in FutebolFinance

A Liga Portuguesa é hoje uma liga de média dimensão Europeia, os clubes debatem-se com a falta de receitas e a venda dos seus melhores jogadores tem sido nos últimos anos o principal meio para tentar equilibrar as finanças dos clubes. Ao tornar-se um país exportador de jovens talentos devido a necessidades económicas, os clubes Portugueses desenvolveram dois métodos prioritários para gerar receitas através de transferências; o primeiro foi o de desenvolver a formação de jogadores de forma massiva através das academias; o segundo foi o de comprar jovens talentos estrangeiros a baixos preços, utilizando as competições europeias e o campeonato nacional como montra para a valorização dos jogadores provenientes de ambos os métodos.

Desde 2000 os três grandes clubes Portugueses (Benfica, Porto e Sporting) movimentaram mais de 875 milhões de Euros na venda e aquisição de jogadores. Em termos de mais valias geradas, é óbvia a necessidades de atingir o sucesso desportivo no espaço entre a compra/formação de jogadores e a sua venda, como meio valorizar os seus direitos económicos.
Reunimos os valores das aquisições e vendas de jogadores de Benfica, Porto e Sporting desde a temporada de 2000/01 até 2008/09, como forma de constatar-mos os lucros obtidos através das transferências de jogadores.


SL Benfica

Aquisições: 115 milhões de Euros / Vendas: 125 milhões de Euros / Lucro: 10 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 07/08 com 37 milhões de Euros;
Maior receita na venda de jogadores em 07/08 com 48 milhões de Euros.


FC Porto

Aquisições: 155 milhões de Euros / Vendas: 305 milhões de Euros / Lucro: 150 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 04/05 com 50 milhões de Euros;
Maior receita na venda de jogadores em 04/05 com 98 milhões de Euros.


Sporting CP

Aquisições: 60 milhões de Euros / Vendas: 110 milhões de Euros / Lucro: 50 milhões de Euros
Maior investimento em jogadores em 07/08 com 10 milhões de Euros;
Maior receita na venda de jogadores em 07/08 com 33 milhões de Euros.

Nota:
(1)Os valores apresentados são aproximados, servindo apenas como meio de comparação e constatação da política de transferências e resultados obtidos pelos clubes em causa,
(2) Foi contabilizado para o estudo o valor total do passe de cada jogador pago pelo clube comprador a quando da transferência.
(ex: o jogador Manuel Fernandes foi vendido em 07/08 pelo Benfica ao Valencia por 18M€, no entanto o Benfica só detinha 50% dos seus direitos, pois havia alienado previamente 50% do passe do jogador. Para efeitos do estudo foram contabilizados os 18M€.)

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!