Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

23 julho 2009

Entrevista a Javi Garcia no Jornal "A Bola"


Entrevista a JAVI GARCÍA in A Bola

«Cheguei na hora certa!»

QUAIS são as primeiras sensações que retirou destes primeiros dias no seu novo clube? Tem sido tudo muito rápido, acredito...
— Muito impressionado, falei muito com Saviola antes de vir, ele disse-me que tudo isto era um luxo e tudo isto me surpreendeu, na verdade. O estádio e o centro de estágios é do melhor que há, com uma qualidade incrível. O plantel é composto de gente de muita qualidade, jovem, com fome de títulos, como eu. Já conhecia vários jogadores, além de Saviola e Aimar, claro: Luisão, Nuno Gomes (que foi de uma correcção excelente, ao mostrar-me as instalações, fazendo questão de cumprimentar a minha família), Di María, que conhecia do Mundial sub-20 de 2007... e houve outros que me surpreenderam: Shaffer, Maxi Pereira, Fábio Coentrão...

— Os seus amigos e familiares ficaram surpreendidos com a sua escolha de trocar o Real Madrid pelo Benfica?
— A minha família sabia, os amigos nem tanto. Talvez muita gente terá ficado surpreendida por eu trocar Espanha por Portugal mas eu queria mudar de ares.

— Quando tempo teve para pensar?
— Foi tudo muito rápido e também não quis que se alongasse muito. Mas nem pensei duas vezes.

— Mas não foi complicado deixar o Real Madrid?
— Não. Devo tudo ao Real, mas para mim já é passado. Agora só penso no Benfica.

— O Real vendeu-o ao Osasuna em 2007 e, depois, comprou-o. Admite que não é muito habitual...
— Pois... Não sei [risos]. Fiz uma boa temporada no Osasuna. E o Real decidiu ir buscar-me de volta.

— E se o Real fizesse agora o mesmo com o Benfica?
— Neste momento só penso em realizar boas épocas no Benfica e agradar a toda a gente que está a confiar em mim. Nada mais...

— Teve propostas de outros clubes espanhóis?
— Alguns clubes contactaram-me mas eu queria mudar de ares, queria sair de Espanha, conhecer o Mundo e achei o Benfica o clube ideal para mim.

— É de Múrcia, terra de Camacho. Falou com ele antes de vir?
— Conheço-o, sim, mas não falei com ele. Mas pode estar seguro de que o Benfica ganhou muita publicidade em Espanha graças a Camacho.

— Gostava de jogar muitos anos em Portugal?
— Sim, sim... A verdade é que estou muito entusiasmado com tudo o que me aconteceu nas últimas 48 horas. Não me canso de repeti-lo. Nunca estive tão entusiasmado em toda a minha carreira.

— Jorge Jesus elogiou a sua disciplina táctica, dizendo que pode jogar a n.º 6, a 8 mas também a central. Qual é a sua posição preferida?
— Sempre joguei a médio-centro. É-me indiferente jogar mais recuado ou avançado nessa zona, mas prefiro jogar sozinho à frente dos centrais. Este sistema táctico [losango] agrada-me muito.

— O Benfica só vai jogar com um trinco, justamente. Acha que vai dar conta do recado?
—Venho para isso! Estou a sentir-me querido por todos e vou mostrar que não se enganaram ao contratar-me e que vão ter um jogador para o futuro.

— Quais são as suas principais qualidades?
— Darei essa resposta em campo.

— Em Espanha, os adeptos dizem que Javi Garcia tem pouco valor e muitos ficaram surpreendidos pelo facto de o Benfica o ter contratado. O que pensa disso?

— [Perde o sorriso permanente]. Não dou muito valor a isso porque a verdade é que não tive muitas oportunidades para me mostrar. Para mim é indiferente o que dizem. Eu tenho noção do meu valor. E agora estou no Benfica para mostrá-lo. Já não estou no Real Madrid.

— O que lhe pareceu Jorge Jesus?
— Fiquei bastante agradado. Fala muito connosco e está sempre a corrigir-nos. Falou hoje [ontem] de igual modo com os jogadores que jogaram e com os que não jogaram. Num plantel é muito importante ter todos os jogadores motivados. A primeira impressão foi muito boa.

— O Real Madrid tem mais adeptos que o Barcelona, mas não tem ganho. Com o Benfica e o FC Porto acontece o mesmo. Acha que a sua nova equipa pode bater os portistas?
— É complicado, mas atenção: somos o Benfica [ergue as sobrancelhas, ajeita-se na cadeira e enche o peito], um grande clube. Estamos todos a trabalhar para ganhar títulos. Queremos vencer o campeonato, pois já sei que é algo com que os adeptos há muito aspiram. Tomei a melhor decisão e acho que agora é a hora certa para todos ganharmos. Temos equipa para ganhar títulos. Quer o campeonato, mas também quero ir longe na Liga Europa.

— Conhece bem Balboa. Por que motivo falhou no Benfica?
— Para mim, é um excelente jogador, muito rápido. Fiquei surpreendido, acho estranho, mas não sei as razões.

— E acredita num Saviola em grande?
— Digo sempre isto: em qualquer equipa, Saviola marca sempre golos. Em todos. Quando era jovem, no River, marcou golos; quando chegou ao Barça, marcou golos; em Sevilha, em todo o lado. Estou seguríssimo de que vai fazer muitos golos no Benfica e estou certo de que irá ao Mundial.

— Noto na sua expressão um grande entusiasmo e parece que está a precisar sentir-se novamente feliz. É uma interpretação correcta?
— Na verdade, há algum tempo que não me sentia tão valorizado e acarinhado pelas pessoas à minha volta. Em Madrid era diferente. Valorizam outras coisas, são pessoas diferentes... Estava, de facto, com vontade de voltar a sentir-me valorizado e feliz. Creio que vou consegui-lo no Benfica.

1 comentários:

Blog magnifico! Grande jogador este, vale cada centimo! Grande garra! Força Benfica

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!