Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

22 julho 2009

Crónicas de Luís Freitas Lobo

Benfica, o falso losango

Por Luís Freitas Lobo in A Bola

Do Benfica de Quique para o de Jesus, fala-se muito da mudança de variante do 4x4x2. Do clássico para o losango. As aparências tácticas iludem. O novo Benfica não é, na origem, um losango. É um triângulo gigante. Um pivot-defensivo (e aqui tenho dificuldade em tirar o rótulo defensivo) e três médios, procurando, na saída de bola, verem-se uns aos outros. Em vez do 1x2x1 do losango, é um 1x3 (um trinco e três meias) sem se vislumbrar, no inicio, um vértice ofensivo subido claro (como sucede no Sporting). No Benfica esse vértice (Aimar) só surge quando a equipa passa da transição para a organização ofensiva. Nesse momento, sim, podem tirar a foto: eis o losango! Principal problema: força muitas vezes Aimar a recuar demais para pegar na bola. Mas se com a equipa em organização ofensiva o pivot deixar de ser defensivo e subir um pouco, então já verão o triângulo inicial mas invertido. Ou seja, mais do que uma simples figura geométrica, o losango do Benfica são… dois triângulos. Por isso, a importância do pivot sem rótulo defensivo.

2 comentários:

Parabéns pela inclusão das crónicas do Luís Freitas Lobo neste espaço, sendo feita uma filtragem para os temas do Benfica. Vou vir ainda mais vezes aqui para estar actualizado com esta análise racional e inteligente do Benfica.

Abraço

Luís Freitas Lobo é um verdadeiro intérprete do futebol, como de certo haverá poucos no mundo. Qualquer espaço que queira encarar o futebol com seriedade, deve incluir a presença de Luís Freitas Lobos nos seus comentários. Parabéns pela análise, ainda que curta, feita ao novo Benfica de Jesus. Aguardo ansiosamente por mais do género.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!