Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

28 abril 2009

Crónicas


Cardozo faz voar a águia


Óscar Cardozo cumpriu anteontem, frente ao Marítimo, o 20º bis da sua carreira e o terceiro nos últimos quatro jogos da equipa, sendo o oitavo desde que está no Benfica e ainda o primeiro em casa na Liga Sagres. O ponta-de-lança paraguaio está lançadíssimo, já leva 13 golos no Campeonato - mais dois do que tinha no ano passado por esta altura -, e a este ritmo ainda pode alcançar o melhor marcador da Liga: o avançado brasileiro do Nacional da Madeira, Nené, que leva 18 golos neste momento.

O psicólogo desportivo Nuno Pacheco disse há pouco tempo, que Cardozo é um atleta que reage mal aos insucessos, dando sinais de frustração evidente quando as coisas não lhe correm bem. Pois bem. Ao contrário, perante os sucessos, a lógica é psicologicamente a mesma: quanto mais marca, mais motivado e confiante se sente e, por consequência, mais marca. São, pois, de esperar mais golos do camisola 7 até final da temporada, sendo certo, no entanto, que por mais que Cardozo marque, será já muito difícil, se não impossível o Benfica chegar ao título. Mas e se o internacional paraguaio tivesse tido mais oportunidades de jogar? Como é sabido, Quique Flores insistiu em Suazo, enquanto este teve condições para jogar. Em que lugar estaria o Benfica nesta altura? A lutar ainda para ser campeão nacional? Sendo um exercício meramente teórico e conjectural, deu azo a respostas e comentários interessantes por parte de antigos extremos/avançados do Benfica, inquiridos por O Jogo.

Denominador comum a todos eles: é inquestionável a qualidade do jogador que, na época passada, custou ao Benfica 11,65 milhões de euros. "Está a provar que merece jogar mais", defendeu César Brito. Mas é também ponto comum que Cardozo precisa de ser assistido. Ou seja, não rende se jogar sozinho na frente do ataque. E aqui Nuno Gomes surge como o parceiro perfeito. Aliás, João Tomás compara mesmo o trabalho do capitão encarnado a... Raul, do Real Madrid. "Nuno Gomes tem um papel determinante na boa prestação de Cardozo", afirmou o actual jogador do Boavista.

Mas na sequência do alto rendimento que Cardozo está a ter neste momento, não foi apenas Nuno Gomes que foi elogiado, Também Miguel Vítor e Rúben Amorim têm mérito naquilo que o antigo extremo-esquerdo Pacheco define como "melhoria global da equipa". Se com mais Cardozo o Benfica estaria agora a lutar seriamente pelo título nacional, não se pode saber. Marcelo Cipriano, que representou o Benfica em 1995/96 e marcou 13 golos, acha que sim. Mas serve de pouco. O mais que se pode dizer é que os golos de "Tacuara" podem ajudar a formação de Quique a garantir um lugar na qualificação para a Liga dos Campeões. Embora para chegar ao segundo lugar o Benfica precise que o Sporting escorregue duas vezes.

Refira-se ainda que o primeiro bis na carreira de "Tacuara" aconteceu ainda ao serviço do emblema paraguaio 3 de Fevereiro, mais precisamente a 7 de Maio de 2004, portanto, há quase cinco anos.


ANA PROENÇA in "O Jogo"

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!